Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Desafio é problema ou problema é desafio?

Desafio é problema ou problema é desafio?
Simone Belkis
set. 25 - 4 min de leitura
000

Uma das coisas mais importantes que aprendi com o estudo da Numerologia é a diferença entre ter um problema ou encarar um desafio. Com esse estudo, podemos compreender que a postura que tomamos diante da vida determina se teremos um problema para nos atrapalhar ou um desafio para nos fazer crescer. É importante saber que na Numerologia, a vida não é vista como algo absolutamente pré- determinado, com o destino decidindo por você até onde irá. Nós temos livre-arbítrio, embora ele não funcione de maneira tão ampla quanto gostamos de acreditar. Mas, talvez, você pergunte: - Que diferença faz ser problema ou desafio, tenho que resolver e sofrer de qualquer jeito, não é?

Na verdade, mais ou menos. Devemos partir do simples princípio que somos imperfeitos e sofremos exatamente por essa razão. Não, sofrer não é uma questão de merecimento. Isso é uma crença do ser humano, até porque dizem por aí que sofrimento é opção (e acredite, é mesmo!!). Para ficar mais claro o que quero dizer, estou falando da experiência que tive ao ler o mapa de várias pessoas. Terminei por descobrir que o desafio, além de ser o setor mais difícil do mapa, é determinante para a conquista de tudo o mais que o restante do mapa observa. Vi pessoas tendo as pernas "quebradas" na vida pela vibração daquele desafio e pessoas conquistando coisas exatamente por causa dele. 

E como isso acontece? Quando vivemos a luz de uma vibração, quando encaramos a dor sem focar no sofrimento, lidamos apenas com as consequências das escolhas que nós mesmos (conscientemente ou não) fizemos. É preciso um pouco mais de reflexão sobre isso (podemos bater um papo sobre o tema dor x sofrimento em outro momento), mas aqui a ideia é entender simplesmente que o que determina nossa forma de agir (ou não agir) e lidar com as consequências disso está basicamente em olhar para dor ou para o sofrimento. Levando em conta a diferença básica entre essas duas óticas, a dor é um sinal de que algo precisa ser modificado, o sofrimento é um sinal de que negamos ou exaltamos a dor. 

Então, porque desafio não é problema? Porque quando olhamos só a dor e, claro, isso requer bem mais do que simples boa vontade, podemos lidar com a questão que a causou e separamos as situações (ainda que causadas por nós mesmos) daquilo que somos, aí não existe problema, apenas um desafio que nos fará crescer. Quando encaramos um problema (ou um desafio olhado pelo avesso), entramos no sofrimento, que vem de arrependimento, falta de autorrespeito, falta de boa vontade para consigo mesmo, e detonamos- nos em reações de fracasso e becos sem saída.

A verdade que a dor sempre vai se manifestar e precisamos aprender a lidar com ela. Disso não há como fugir, uma vez que vivemos em uma dimensão imperfeita, mas se não ficarmos alimentando essa dor com reclamações, vitimização e medo mórbido, a dor se torna apenas o que é, um desafio e deixa de ser sofrimento ou um problema.

Claro que não é nada fácil olhar a dor e apenas ficar com ela, mas esse é o único caminho para transforma problema em desafio. E quer saber? Vale a pena!!!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.