[ editar artigo]

Dia das Mulheres

Dia das Mulheres

- Mamain!

Por que a iscola oferece treino de futebol somente para os mininos?

- Mamain!

Eu não quero aprender bordar.

- Mamain!

João Victor sabe fazer arroz.

 

Agora chegou a minha vez. Eu já tinha percebido. Nina Maria não usa brincos. E gosto sobremaneira do azul, marrom, enfim, cores não tão rosas para crianças.  Frequentemente, ouço: deveria colocar brincos! Ah... ela está de azul, por isso pensei que era menino.

O que acontece?

Minha infância desfila em minha memória: eu saltando por todo lado, meu irmão tão querido, minha companhia absoluta.

Não percebia o que se passava. Mas já havia. As vestes dos meninos eram tão mais apropriadas ao dia a dia alegre e inocente. Nós, meninas da família, tínhamos que usar os tais vestidos. Até que um dia ganhei shorts de familiares bem de vida da cidade distante.  Foi a revelação da opressão. Antes, o motivo de não usar era porque não tínhamos. Agora? Agora a proibição ficou evidente.

Não é de hoje, não é de ontem, é de sempre que tudo isso rola.

Se a paz vem da mãe e se a mãe é mulher, como um ser tão violado por ter nascido em corpo feminino haverá de ter altivez e voz de comando?  Parece que a paz custará um pouco a chegar. Quando penso na Síria.

Não, não estou dizendo que somos vítimas. Somos protagonistas de nossas duras realidades.  Eu sei que os homens também sofrem.  

Todas as pessoas sofrem quando há discriminação dos talentos, das habilidades, daquilo que somos enquanto viventes.

Eu agradeço à vida e a todos os seres que me olharam como pessoa, antes de tudo, nem machismo, nem feminismo.    Respeito e honra.

Por isso digo aos meus filhos: nesta casa todos respeitamos uns aos outros.

Feliz dia,  feliz vida, às mulheres e homens, se pudermos simplesmente sermos, sermos bons e amorosos uns com os outros.

 

OLINDA GUEDES é mãe da Nina e Camila Maria, apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras.  É mãe de mais outros cinco príncipes na terra, e quatro anjos no céu.

Adora ver Camila Maria rodopiando no skate e Lucas Felipe cuidando da gatinha Imperatriz Bellinha.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/

https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes

https://www.instagram.com/olindaguedes/

#novolivo #constelações #sabersistemico

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
OLINDA GUEDES
OLINDA GUEDES Seguir

Oilá, gente linda! É uma boa história a minha vida... ainda temos muito a viver. A parte mais linda é ser "Mamain" das duas princesas Nina Maria, Camila Maria e dos cinco príncipes cavalheiros...

Ler conteúdo completo
Indicados para você