Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Diante do Espelho

Diante do Espelho
Neiva Maria de Mattos
nov. 18 - 4 min de leitura
010

Estamos na décima aula da segunda Oficina de Emagrecimento, criada por Olinda Guedes e trabalhada por esta aprendiz de terapeuta (eu). Neste momento celebramos ter ultrapassado a marca da metade do caminho.

Nessas alturas nós já sabemos emagrecer porque descobrimos para quem comemos e percebemos que podemos aprender amar, comer e rezar.

Já conseguimos ser felizes apesar de tudo, pois buscamos conviver com uma dieta sem sofrimento e assim sentir o prazer de ter o peso ideal, transformando a dieta em um estilo de vida, respeitando que os hábitos dos outros são dos outros e até já demos os primeiros passos sobre o que fazer com a ansiedade.

Nesta décima aula somos convidadas a responder a pergunta: de quem é o seu corpo? E então, eu como freira católica que sou, cismei por bem, fazer uma pausa para rezar.

DIANTE DO ESPELHO

Coloque-se diante de um espelho grande de forma que possa contemplar o seu corpo inteiro. Esteja em total privacidade e o mais despida possível. E num completo Estado de Presença, na mais profunda reverência, converse assim:

Meu querido corpo,

Você é o único lugar que eu tenho para morar enquanto estou nesta terra, por isso agradeço muito a sua hospedagem. Gratidão!

Você é o templo sagrado aonde habita o Deus que vive em mim. Um dia, que me parece um tanto distante, eu aprendi que o corpo é morada do Espírito Santo. Eu quero voltar a acreditar nisso, com a força da inocência de uma criança.

Meu corpo, eu vejo você, e reconheço as marcas e cicatrizes nas quais ficaram registradas as experiências vividas, sejam elas alegres e suaves ou tristes e doloridas, mas foram esses acontecimentos que me permitiram chegar até aqui.

Percebo essas gorduras excedentes... elas não são minhas. Elas me foram emprestadas por algum motivo. Por isso eu as agradeço e despeço. Gratidão!

Obrigada gorduras, vocês me protegeram por algum tempo, mas agora, já passou... é um novo tempo e vocês podem ir. Eu as deixo ir, a vocês honra e Gratidão! Mas podem ir.

Obrigada! Vocês já cumpriram os seus propósitos. Vocês me ensinaram que eu posso, quero e devo voltar para o meu peso ideal. É dele que eu preciso agora.

Não se preocupem, eu não vou sofrer, eu não vou passar fome, eu não vou sentir falta de vocês, pelo contrário: esses espaços deixados estão sendo preenchidos pela leveza, elegância e autoestima e com elas eu sou mais saudável e mais feliz.

Ah! Gorduras que se estão indo... eu peço desculpas pelas vezes que fiquei com raiva de vocês, detestei ver vocês sobrando em minhas roupas, causando-me constrangimento nos lugares e espaços que não nos cabiam, nas lojas que não nos atendiam e nos sintomas que vocês foram me apresentando.

Reconheço... eu permiti que tudo isso acontecesse por viver fazendo escolhas que não eram as melhores.

Por preferir o sabor, em vez do valor. Mas podem ir, eu vou ficar muito bem sem gorduras sobrando, sem peso em excesso, sem ter que sentir vergonha do meu corpo.

Adeus (diga o seu nome) gorda, leva o que é seu. Eu fico apenas com o que é meu. Daqui para frente, a nova vida que flui neste novo corpo, será uma vida saudável, próspera e feliz.

Sê bem-vinda (diga o seu nome) saudável, próspera e feliz.

Daqui para frente os lisos terão mais brilhos e os estampados terão o colorido da diversidade de um ser que tem o poder de se transformar.

Enfim, todos os tecidos que cobrirem, protegerem ou enfeitarem a habitação sagrada que é você, meu querido corpo, saberão que estão tocando o templo sagrado onde habita a centelha divina que me permitiu a experiência maravilhosa que é viver.

Gratidão!

(vista-se lentamente, em profundo Estado de Presença e gratidão, reconhecendo com respeito cada parte do seu corpo e, se tiver algum tipo de crença ou fé, faça isso rezando)


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.