Nesta sequência iremos abordar o tema desenvolvimento sustentável, e como esse assunto pode ajudar nosso alunos a compreender sua importância como geração futura (Edgar Morin) ao mesmo tempo que compreendemos como nossos antepassados se relacionavam com a Terra, seja no sistema de agricultura, na relação com as plantas para produção de chás, ou até mesmo compreendendo o tempo, analisando os períodos de chuva ou os tempos de seca. Utilizaremos para esta sequência, que é possível ser feita em 10 aulas as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecido pela ONU, que neste caso serão três. A primeira é ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, segunda ODS 12 Consumo e Produção Sustentável e por último ODS 15 Vida sobre a Terra.
Desenvolvimento sustentável
O desenvolvimento sustentável é aquele que preserva os ecossistemas e permite que os recursos naturais, como água, plantas e minerais, sejam conservados para as gerações futuras. A palavra sustentabilidade também é usada para se referir ao desenvolvimento sustentável. Atualmente, a Terra tem mais de 7 bilhões de habitantes. Esse enorme número de pessoas utiliza os recursos do planeta todos os dias. Muitas atividades humanas já causaram danos ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável tenta achar maneiras de proteger a Terra e conservar seus recursos. Para alcançar a sustentabilidade, as pessoas precisam pensar sobre suas decisões em quase todos os aspectos da vida diária. Isso se aplica não só às ações que cada um toma individualmente, mas também aos vários tipos de indústria. Existem muitas ONGs e instituições educacionais que trabalham pela causa da sustentabilidade, promovendo a conscientização ambiental.
Indústria e sustentabilidade.
Os diversos tipos de indústria — como a de manufaturas, a agrícola e a da construção civil — dependem dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural). O uso desses combustíveis polui o solo, o ar e a água, além de produzir gases de efeito estufa. Esses gases contribuem para um problema chamado aquecimento global. Os combustíveis fósseis são recursos não renováveis. Isso quer dizer que, depois que forem usados completamente, não poderão ser repostos. Algumas indústrias preocupadas com a sustentabilidade estão começando a usar fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica (do vento) e a hídrica (da água). Essas fontes de energia são renováveis e geram pouca poluição.
Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/desenvolvimento-
sustent%C3%A1vel/574520.
Titulo: Do passado ao presente como nos relacionamos como a Terra?
Número de aulas: 10 Aulas
Objetivo: Estabelecer relações entre natureza, ambiente e atividades antrópicas, apoiando-se em modelos com foco no desenvolvimento sustentável.
Apresentação da Situação: O professor pode apresentar uma situação, seja por vídeo ou foto, que mostre as relações das pessoas com a natureza, mostrando se no passado havia uma relação harmônica entre o homem e a Terra e se com o passar dos anos se esta relação mudou ou não,em caso de mudanças quais foram elas?
Atividades
Atividade 1: Preparação de chás, peça para os alunos pesquisarem o poder curativo das plantas, nome científico , nome popular, sua função como ele atua em nosso corpo, (ESSA ATIVIDADE PODE SER FEITA TANTO PARA AULAS ONLINE QUANTO NO PRESENCIAL).
Atividade 2: Tipos de solo. Pesquise junto com seus alunos os tipos de solo,quais são produtivos para agricultura, quais não são produtivos, mas são essenciais para as plantas, exemplo embora o solo onde esta localizada a Caatinga não favoreça a agricultura,ele é o suficiente para as vegetações ali presentes, sugiro que esta atividade seja presencial e que o professor participe da atividade.
Atividade 3: Sementes de Girassol. Monte um espaço na escola,ou peça para que seus alunos adquiram sementes de Girassol, pesquise junto com eles o tempo de crescimento do Girassol, quantas vezes ele precisa ser regado e o que ele precisa para crescer.
Estas três atividades podem ser dívidas em aulas, cada uma delas monstra uma relação com a natureza, a atividade um 1 associa solo e vegetação, a atividade 2 associa o solo com o conceito errôneo de que existem solos que “não servem”para a agricultura, portanto não são solos bons.
A última atividade associa a questão da água com o crescimento da vegetação, as 3 juntas além de mobilizar o aluno, conscientizando sobre a importância do desenvolvimento sustentável, também trabalha a questão sistêmica pois mostra como nossos avós,bisavós... se relacionavam com a Terra, com uma sabedoria que muitas vezes não era acadêmica, mas da própria vida, para manter a sobrevivência permitindo que a vida fosse garantida para as futuras gerações NÓS.
Gratidão🙏 Até a próxima!