Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Doar = Dedicar-se à algo ou alguém, gratuitamente!

Doar = Dedicar-se à algo ou alguém, gratuitamente!
Vanessa Abençoada Queiroz Ponciano
fev. 19 - 6 min de leitura
040

Ontem (18.02.2018) um programa da emissora Globo transmitiu uma entrevista sobre o caso da criança Jonatas, portador da doença AME (atrofia muscular espinhal), cujos pais, familiares e amigos, por meio de uma linda campanha, conseguiram arrecadar alguns milhões, com o objetivo de ajudar no tratamento de Jonatas, visto não ser um tratamento barato.

Porém, familiares desconfiados com gastos desnecessários dos pais de Jonatas, os denunciaram à Justiça, que bloqueou os valores que foram encontrado nas contas dos pais de Jonatas.

Com a divulgação dessa matéria, minha página do Facebook, explodiu de comentários e divulgação da matéria. Críticas, julgamentos, xingamentos.... e então meu coração ferveu para escrever à você, que talvez me dará o privilégio de ler esses escritos.

Sabe o que eu tenho a dizer sobre isso? MAIS AMOR POR FAVOR !!!


Que tal buscarmos uma postura mais leve e menos julgadora?

Sei que situações como a evidenciada não são raras, mas com certeza acontecem em uma quantidade menor, se comparada a quantidade de pessoas “carentes e querentes” em nosso redor.

Minha avó sempre disse que “se conselho fosse bom, vendia-se”. Bem, mesmo não vendendo, me atrevo a dar alguns conselhos.

Por favor, pense um pouquinho antes de abrir a boca em suas redes sociais (espaço em que nos tornamos corajosos) para criticar, julgar, condenar a postura desse casal. Sei que é difícil não se indignar, mas que tal enviarmos vibrações de “amor “ e orar para que o Espírito de Deus os convença da verdade, da justiça e de como administrar as bênçãos que receberam. O que acha? É possível para você?

Se for muito difícil, uma dica: “todos nós, temos telhados de vidros”. Deus nos diz que seremos aperfeiçoados até o fim. Isso quer dizer que todos nós temos erros que nos prejudicam e que também, afetam pessoas a nossa volta.

Persista em crer que o mundo tem mais pessoas com boas intenções, do que com más intenções. O problema é que a bondade, generosidade, o amor, não gera ibope como: a maldade, a morte, a vitimização, o drama, o sofrimento alheio.

Preciosos (as), vamos continuar acreditando. Por favor!!!

São muitas as pessoas que neste exato momento estão precisando de ajuda e amanhã poderá ser você ou um dos seus. Ou talvez, já tenha sido você.

Olha, não me refiro somente a famílias e pessoas extremamente carentes financeiramente. Me refiro à famílias que apesar de boa estrutura, são surpreendidas com uma enfermidade com seus entes queridos e que num gesto de amor e desprendimento, investem todo o patrimônio até então conquistado, em busca de saúde para seus amores.

Conheço mães, famílias inteiras  que doaram suas vidas, seus talentos, seu tempo, para adotarem filhos que foram abandonados por seus pais biológicos e que necessitam de ajuda, de apoio, de presença  da comunidade.

Conheço pessoas que tinham trabalhos estruturados e remunerações boas e de repente, se viram sem eira nem beira. Sem trabalho, sem o único sustento de uma família de 2, 3, 6 de vários.

Ah... são tantas as causas inesperadas que, da noite para o dia se apresentam em nossas vidas. Algumas plantamos, outras não. O fato é que, de alguma forma, todos somos "carentes", alguns além de carentes são "querentes".

Mas e aí Vanessa, o que eu tenho com isso? Vai dizer agora pra eu me responsabilizar pelos sofrimentos e erros dos outros?

NÃO AMADOS (AS). De forma alguma. Você não é responsável pela má administração com o dinheiro, pela doença, pelo sofrimento do outro. Apenas quero lembrá-lo (a) que somos todos irmãos, unidos pelo sangue de Jesus, quer você queira ou não e que precisamos nos sensibilizar com a dor do irmão, de forma que nos dediquemos gratuita e amorosamente, e assim, nosso gesto ajude que esse irmão passe pelas noites escuras, com mais segurança, conforto, dignidade.

O nosso PAI CELESTIAL, nosso CRIADOR, nos deixou há séculos, vários conselhos bíblicos de como devemos proceder quando fizermos uma “doação”, um trabalho assistencial ou, coisa do gênero. Assim, aproveito para destacar três desses conselhos, os quais gosto muito:

Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará. - Mateus 6:3-4
 

Quem dá aos pobres
não passará necessidade,
mas quem fecha os olhos para não vê-los
sofrerá muitas maldições.
Provérbios 28:27


Há quem dê generosamente,
e vê aumentar suas riquezas;
outros retêm o que deveriam dar,
e caem na pobreza. O generoso prosperará;
quem dá alívio aos outros,
alívio receberá.
Provérbios 11:24-25

 

Eu já fui e sou, diariamente, ajudada pelo meu próximo. Até hoje, sou  agraciada com diversas formas de doações: um abraço, um ato de amor despretensioso; um toque, um olhar, emprestar um ouvido, um conselho e, até mesmo ser agraciada com doações financeiras. 

Hoje, tenho a graça de em algumas situações poder ajudar também, às vezes até com investimentos financeiros.... Claro, com investimentos!!!! Pois quando eu doou, generosamente, sem cobranças e de todo coração, eu planto milhões junto ao banco central do céu, administrado por Deus, que no momento certo, me envia graças transbordantes, com juros e correções.

Por isso, não devemos esperar de quem ajudamos. A vida é cíclica.  Não devemos esperar explicações e prestações de contas. Sim, eu sei que no caso de um assistencialismo, existe toda uma burocracia que deve ser seguida. Mas, meus amados amigos, de espírito generoso e evoluído, o papel também pode mentir. Não se apeguem tanto nisso, eis que assim, não é "doação". 

Por tudo isso e por muito mais, que o Espírito Divino de Deus irá te revelar, eu peço que continuem a acreditar. Invistam, invistam e invistam... o maior beneficiário de uma ação voluntária, desprendida, verdadeira, generosa e sem cobranças, é você mesmo. 

MAIS AMOR E MENOS JULGAMENTOS, POR FAVOR !

Vanessa Ponciano

 

 


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.