[ editar artigo]

É dando que se recebe, viu?

É dando que se recebe, viu?

Eu admito, sou muito implicante mesmo, como uma boa virginiana. Agora estou em uma campanha no Facebook em prol da tese que é dando que se recebe. Eu comecei com um perfil público e usei por muito tempo, mas de repente com o momento pandêmico, passei a receber uma chuva de convites. Eu confesso que sou um tanto quanto introvertida e de poucos amigos, porque eu sou do tipo que investe nos relacionamentos, e fica difícil cultivar 5.000 mil amigos, né? 

Então, como me senti um pouco invadida, mudei meu perfil somente para amigos e amigos de amigos, afinal também não quero me isolar e amizade por indicação  é legal, né? Ficou bem mais clean. Eu na verdade, meio que tomei posse, meu perfil, minhas regras. Mas, eu explico porque, afinal embora nem sempre pareça, eu sou uma pessoa simpática. Hehe.

Uma das coisas que mais me incomodou, entre outras que nem vale a pena citar aqui, foi o fato de receber pedidos de amizade de pessoas que não tinham nenhum amigo em comum e em menos de 5 minutos, receber um convite para curtir a página do cidadão ou cidadã. Na sua totalidade, páginas profissionais ou de negócios. É bem verdade que com a mudança de público para amigos, a coisa arrefeceu, mas não acabou não!!

Tudo bem, nós sabemos que a internet é uma ferramenta excelente para isso mesmo. Eu mesma tenho divulgado meus textos no meu perfil, mas a questão é que entre aceitar a pessoa e ela mandar o convite em menos de 5 minutos não rola nenhum " Oi, tudo bem?", um emoji, ou "obrigado(a) por me adicionar", o que do meu ponto de vista é muito relevante quando se trata de conquistar clientes. Para quem já estudou marketing digital, essa é uma das principais dicas. Pois como está escrito no "perfil" mais famoso do mundo, a Bíblia, é dando que se recebe. Mas, aproveito o momento para louvar pelo menos uma pessoa que, após ter sido aceita por mim, mandou-me seus cumprimentos e só depois, de forma muito educada me mostrou o seu trabalho. E essa pessoa segue na minha lista de amigos.

Para mim, agir desse modo invasivo é o reflexo da falta de compreensão de como as leis naturais funcionam. Uma pessoa mais observadora perceberá o quanto dar atenção e mostrar interesse é bem recebido por qualquer ser humano, mesmo quando sabemos que isso faz parte do "jogo", porque isso é uma característica intrínseca à nossa psique. Ou seja, a tese bíblica é hoje uma das principais estratégias de marketing no mundo virtual, e funciona mesmo. Então, seguir algumas simpáticas regrinhas de boa vizinhança ajuda pacas.

Eu, também, entendo que isso passa pela falta de maturidade emocional do mundo em que vivemos, onde como crianças pensamos somente em nós e nos nossos. Estamos por demais preocupados em sobreviver para perceber que o nosso próximo não é apenas um $, e que bem pode estar precisando de um olá, mesmo que seja de um desconhecido. Afinal, não estamos o tempo todo trabalhando, mas estamos o tempo todo sendo humanos.

Outra coisa que me chama a atenção é que a grande maioria dos entes humanos não parece compreender  que o próprio Universo funciona dessa forma, é preciso uma ação para se obter uma reação, também chamam isso de lei do retorno. Claro que essa visão é um pouco mais complexa, mas de forma resumida nós sabemos, ainda que inconscientemente (e para alguns só assim), que toda a ação causa uma reação. E nós dependemos disso para obter os resultados que esperamos ter.

Então, sem querer ser antipática, fica a dica. Da mesma forma que adoramos ser bem recebidos, também precisamos agradar àqueles que bondosamente nos recebem, porque é dando que se recebe. E o fato dessas pessoas estarem abrindo seu espaço pessoal já uma doação.

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Simone Belkis
Simone Belkis Seguir

Simone Belkis se formou em Letras na UFPR. É uma estudiosa do esoterismo e cantante. Seu amor maior são os livros. Escrever é sua forma de criar o famoso mundo melhor, e sua praia é contar suas próprias descobertas para inspirar pessoas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você