Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

É POSSÍVEL NÃO CHORAR?

É POSSÍVEL NÃO CHORAR?
Maria Tereza Sarote
jan. 28 - 3 min de leitura
010

Sempre amei estudar. Ler então, nem se fala. Agora não leio mais bula de remédio, mas já o fiz...

Fiz Letras e Psicologia e trabalhei em escola. Escolas particulares.

Sempre me intrigou o fato de crianças pequenas e até maiorzinhas chorarem para ficar na escola. Pelo menos, um grande número delas. Não quero discutir aqui a teoria do apego, apenas narrar minha observação.

Constatei que as mães é que tinham dificuldade para deixar seus filhos. Os pequenos gostavam de ficar com outras crianças, alguns mais tímidos e outros mais expansivos, logo entabulando uma conversinha, depois cantando com a professora, tirando sonequinha, fazendo brincadeiras.

E as mães?

De modo geral iam para seus carros chorando e lá permaneciam esperando o intervalo para ver como eles estavam. Ou davam infindáveis voltas na quadra do colégio até se convencerem de que não escutaram choros e gritos dos pequenos.

Posso perfeitamente compreendê-las mas me perguntava a razão pela qual meus filhos, que ingressaram na escola com dois anos, iam felizes e satisfeitos e ao buscá-los não queriam vir... Meu ambiente não era amoroso? Seria eu uma mãe irritada, estressada com três crianças?

Penso que era porque nós, seus pais viam a escola como algo benéfico. Buscávamos o conhecimento sempre. Livros eram presentes favoritos. Aprender era uma atitude alegre e inquestionável. Lá onde havia conhecimento, lá estávamos nós. Teatro, museus, escola, feiras, etc, tudo era inerente ao jeito de viver de nossa família. Não tínhamos problemas em deixá-los na escola, não tínhamos peninha, era natural.

Não que a escola não tenha, até hoje, problemas. Sempre pensei que quando eu fosse avó meus netos não sentariam mais em cadeiras duras, suportando silêncio, enquanto um professor está lá na frente dando aula expositiva, derramando conteúdos que nunca serão usados, longe da realidade das crianças.

Quase nada mudou... ter uma sala com computadores na qual alunos têm uma aula por semana só é avanço tecnológico, mas não educacional. 

Ainda há muito para ser mudado, objetivando busca de conhecimento com crianças dispostas e alegres. 

Neste ano de pandemia algumas coisas mudaram, mas de forma obrigatória, não como pensamento educacional sistêmico

Não me interpretem mal, mas sempre considerei que a atitude serena e simples dos pais com relação a vida como ela se apresenta faz seres humanos melhores.

Temos hoje uma atitude de super proteger nossos filhos e netos.

E como eles terão instrumentação para viverem neste mundo que se transforma a cada seis meses? 

Existe vida, morte, doença, alegria, coisas boas, ruins, sentimentos bons, outros nem tanto... devagarzinho, com amor,  nossos filhos e netos precisam aprender sobre a vida que os cerca.

imgfave.com


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.