[ editar artigo]

Educação começa em casa!

Educação começa em casa!

 

"Qual o tom de voz que você usa com seus pais?"

Então, fiquei pensando muito nisso.

Uma senhora idosa, relatou que seus filhos falam de modo grosseiro com ela, criticam-na, dizem "burra... não sabe como faz, faça diferente!"
Eu arregalei meus olhos... que espanto! Fiquei muda.

Ela, então, falou: Olinda, você ainda não tem seus filhos. Quando os tiver, você verá!

Pronto! Era o que precisava para sair do espanto.

Falei:

- Olha, senhora! Em minha casa, nós não tratamos assim nossos pais. Nem minha mãe quando na terra estava. Nem meu pai, que por aqui vive. Nos tratamos com respeito. Com carinho, com gentileza. Nunca, nunca grosseria.
Falamos a verdade, nos apoiamos, nos respeitamos, orientamo-nos mutuamente. Temos confiança uns nos outros.

Acredito que ela ficou um pouco chateada. Não era o objetivo. Mas, pensar que filhos são grosseiros e que é normal pais serem tratados de qualquer modo é um absurdo que não cabe em meu coração.

Honrar pai e mãe.

Pensei também na importância em tratarmos as crianças, os adolescentes, os jovens com respeito. Gentileza, educação, cordialidade.

Sempre digo, em minhas aulas:

"Amor tem métrica. Educação, gentileza, polidez é o princípio da paz, da confiança. Amor é respeito."

"Tratar as pessoas de nosso cotidiano com respeito e consideração é o que devemos fazer. Isto, por si só, bastaria para um mundo bom e belo acontecer. Próspero e feliz também."

Olinda Guedes

#olindaguedes #cuidar #familiareal #filhospreciosos #avidaehumsopro #constelacoes #berthellinger #escolareal #escoladeterapeutas

 

OLINDA GUEDES é mãe da Nina e Camila Maria, mais uma a caminho e de mais outros cinco príncipes na terra: João Victor, Gabriel Salomão, Lucas Felipe, Rian Matheus e Hugo José, e quatro anjos no céu... Apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras. Ama as artes, e bordados é uma de suas paixões.

Conduz, no Instituto Anauê- Teiño, a Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/

https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes

https://www.instagram.com/olindaguedes/

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
OLINDA GUEDES
OLINDA GUEDES Seguir

Oilá, gente linda! É uma boa história a minha vida... ainda temos muito a viver. A parte mais linda é ser "Mamain" das duas princesas Nina Maria, Camila Maria e dos cinco príncipes cavalheiros...

Ler conteúdo completo
Indicados para você