[ editar artigo]

Em qual tempo você vive?

Em qual tempo você vive?

Viver o momento atual consiste em desconectar-se de pensamentos que nos tiram do agora e que nos impedem de aproveitar cada momento que é único na convivência das pessoas que amamos e das coisas que gostamos de fazer.

Note: a importância dos tempos verbais não se remete somente a gramática, ela vai além, ela está na nossa existência consciente e inconsciente.

Assim como a análise transacional nos apresenta os estados do ego ao qual muitas vezes estamos ora em um, ora em outro contendo claro o ideal, também assim podemos transitar no passado e futuro mas também contem o ideal, como sendo o momento PRESENTE.

Quando tiramos do passado um fato como aprendizado nós crescemos, agora quando o olhamos para este mesmo fato com dor e sem aceitação; sofremos.

Quando projetamos o momento futuro também temos que ter a claridade de que ele se tornará possível dependendo da minha ação presente, do que eu faço hoje para colher amanhã, caso eu somente o espere cair do céu poderei me frustrar, tendo como resposta um futuro não correspondente.

Defino que para muitos:

PASSADO - PRESENTE - FUTURO (é intermitente) e isso não é negativo, quando avaliado as condições em que a transição é feita.

Li um post outro dia que me chamou a atenção com relação ao assunto, dizia o seguinte: "O celular nos distancia das pessoas próximas e nos aproxima das distantes", evidenciei a obviedade de que o presente para as pessoas presentes fica em segundo plano.

Fato!

A internet tem o lado luz, mas também tem o lado sombra como tudo na vida.

Então eu lhe convido a refletir e ponderar alguns pontos:

O que eu realmente pretendo da vida? É estar nela? Ou passar por ela? E em qual tempo "verbal"?

Um dia as cortinas se fecham e as luzes se apagam e o teatro da vida chega ao fim, e será que  receberemos aplausos?

 

Luciana Coutinho

 

 

 

 

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
LUCIANA COUTINHO
LUCIANA COUTINHO Seguir

Graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia, Educação Infantil e Alfabetização. Formada no Curso de Terapeuta em Constelações Sistêmicas Familiares, Practitioner em PNL.

Ler conteúdo completo
Indicados para você