Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Emagrecer e engordar

Emagrecer e engordar
OLINDA GUEDES
fev. 23 - 2 min de leitura
010

Não adianta fazer dieta
Se você comer com consciência, então você não pode comer mais do que é necessário para o corpo. As pessoas continuam vindo a mim e dizendo: "Coloque-nos em uma dieta. Meu peso está constantemente aumentando, o corpo não pára de acumular. Coloque-nos em uma dieta".
Eu lhes digo: "Não pense em dieta, pense em consciência. Com a dieta nada acontecerá. Você não pode fazê-la. Você irá fazê-la por um dia e no dia seguinte ela irá embora. Você não pode continuá-la. Ao invés, coma com consciência".
A qualidade muda. Se você comer com consciência, você mastigará mais. Com hábitos mecânicos, inconscientes, você simplesmente continua empurrando coisas para dentro de seu estômago. Você não está mastigando, absolutamente; você está apenas se empanturrando. Então, não há prazer e, como não há prazer, você precisa mais comida a fim de ter prazer. Não há o saborear; assim, você precisa de mais comida.
Apenas permaneça alerta e veja o que acontece. Se você estiver alerta, você mastigará mais, você sentirá mais o sabor, você sentirá mais o prazer de comer e muito mais tempo será tomado. Se você leva meia hora para comer sua comida, então, para comer a mesma quantidade de comida com total consciência, você precisará de uma hora e meia - três vezes o tempo. Em meia hora você terá comido somente um terço da quantidade e você se sentirá mais satisfeito; você terá desfrutado mais da comida. E quando o corpo desfruta, ele lhe diz quando parar. Quando o corpo não desfruta, ele nunca diz quando parar; assim, você continua. Então o corpo se torna entorpecido. Você nunca escuta o que o corpo está dizendo.
Você está comendo sem estar presente; isso cria o problema. Esteja presente e todo o processo irá reduzir a velocidade. O corpo mesmo dirá: "Chega!". E quando o corpo diz isso, esse é o momento certo. Quando você está consciente, você não pode transgredir a ordem do corpo. Você irá parar. Assim, permita que seu corpo diga alguma coisa. O corpo está dizendo coisas a todo momento, mas você não está presente para ouvi-lo. Esteja alerta e você irá ouvi-lo.
Osho, The Book of the Secrets, V2, # 48
 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.