Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Encontro Para Professores

Encontro Para Professores
Arlete Catarina Dambros
out. 5 - 3 min de leitura
010

#Pedagogia Sistêmica
#Olinda Guedes, Escola Real

No encontro de hoje de muito aprendizado como sempre, a professora querida Olinda Guedes nos desafiou:

  • Vamos operacionalizar a felicidade?

Como vamos fazer? Nós fazemos as coisas porque temos disposição. Não temos que nos preocupar, pois Deus capacita os escolhidos. Se ocupa, que te dou as providências.

O que será que podemos fazer para tornar a escola como um lugar gostoso de se estar, de encontros e aprender a viver? Parar com a educação do desperdício. Precisamos aprender a desenvolver saberes: pensar, raciocinar, estimulados a agir. Somos movidos por estímulos.

Devemos fazer a diferença no ambiente escolar, tanto com os professores como com os aluno. Podemos promover a socialização entre os professores, a socialização com os alunos. Vamos ouvir mais a todos.

Acredito que para a escola voltar a ser prazerosa, atrativa, onde todos tenham gosto em voltar, devemos em primeiro lugar ouvir a comunidade escolar. Como eu quero  minha escola? Inserir todos no processo. Ai sim, como as sugestões e ideias, podemos deixá-la mais atrativa, elegante, bem arrumada, aconchegante. 

Quer modificar a realidade? Comece a mudar no contexto. Somos um povo cinestésico, visual, hospitaleiro e podemos mudar o mundo. Devemos ter olhar de poeta, de mãe, estar atentos e solícito as necessidades do ambiente onde estamos e fazer a diferença.

 A escola precisa ser curada. Ter pedagogia do afeto. Quando voltarmos para escola, tenhamos um ambiente mais saudável e apropriado. Que possamos sentar em paz e agradecer. 

Os professores que contribuíram com minha felicidade:

Lembro-me da minha jornada de estudantes, como fez a diferença alguns professores na minha vida. Uns muito enérgicos, tradicionalistas, que me traumatizaram. Mas também, tive o prazer de ter professores que realmente se preocupavam com o aprendizado, com o ser humano  que estava ali sentado naquela cadeira.

Me lembro muito bem que já estava no ensino médio, muito tímida, nem abria a boca, pois não sabia nem o que ia perguntar, quanto mais fazer uma redação ou resolver equações do segundo grau. Ai chegou um casal de professor para trabalhar em nossa escola, Maria Expedito e Julio Cesar.

Ela veio nos ensinar português, ele matemática. Como esses professores eram diferentes; carinhosos, dedicados. Me fizeram perceber que eu era capaz de aprender. Ele ensinava matemática que parecia que eu nunca tinha tido dificuldades. Ele nos dava atenção e vinha ver se realmente havíamos aprendido. Se não conseguíamos resolver, ele mudava a estratégia de explicação, sempre nos mostrando que éramos capaz.

Ele tinha um jeito simples, mas muito peculiar em nos mostrar que éramos capazes. Como passei a estudar mais feliz e me sentir capaz.

Hoje sou muito grata ao meu amado mestre Julio Cesar (in memorian), por acreditar em mim, me tornar mais feliz e anos depois me convidar para ser professora. Uma profissão que exerço com amor e paixão e tenho me espelhado sempre nos professores que fizeram a diferença na minha vida, para que eu também possa fazer a diferença na vida de alguém. 

Gratidão professor Julio Cesar, por você me ver e me mostrar meu potencial.

 

Honeycomb Buns with Caramel Apple filling (Bee’s Hive Buns / Khaliat Nahal)

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.