Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

ERA UMA VEZ UMA MENINA

ERA UMA VEZ UMA MENINA
Ana Lúcia S. Rodrigues
fev. 12 - 2 min de leitura
010

Quando eu era criança, conheci uma menina, magrela, tímida, assustada. Eu conheci uma menina tão triste, mas com tanta coragem como nenhuma outra que eu tivesse visto. Essa menina, apesar das suas dores, adorava as noites de Natal e os dias de aniversário, eram dias especiais, dias alegres mas principalmente , dias de paz.

Um dia encontrei essa menina, mulher. Eram dias sombrios em sua alma, eram noites frias...

Olhei para essa mulher e busquei nos seus olhos, na sua alma, nas suas sombras, aquela menina corajosa que adorava aniversários. Ela já quase nem lembrava daqueles dias. Peguei em sua mão e buscamos juntas, no cantinho das memórias, aquela sensação de paz, aquela alegria, aquela vontade de ser feliz. Encontramos!

Não foi simples nem foi fácil, foi uma jornada árdua, desafiadora, muitas vezes dolorosa e ainda hoje eu pego em sua mão, olho nos seus olhos e a levo para passear e tudo que eu digo é que está tudo bem.

Quando eu era criança passamos por muitas dificuldades, eu e toda a minha família. Houveram épocas de muita escassez, até mesmo de alimentos. Amanhã completo 54 anos e todos os anos eu lembro dos meus aniversários da época da infância. Nunca nossos aniversários passavam sem uma comemoração, por mais simples que fosse.

Eu tenho uma lembrança especial, minha tia-madrinha, a tia que me amamentou quando nasci, jamais deixava de ir a nossa casa para cantar parabéns para mim. A festa só começava quando ela chegava com meus primos e a tão esperada a torta de bolacha. É uma lembrança tão boa!

Amanhã estarei de aniversário e resolvi fazer uma torta de bolacha para minha criança porque ela merece! Por todas as dores, todas as tristezas, por todos os medos e por toda a solidão que carregou até que eu a visse, ela merece! Minha pequena criança, agora eu olho pra ti.

Constelar é completar.

“Em todo adulto espreita uma criança – uma criança eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo e que solicita cuidado, atenção e educação incessantes. Essa é a parte da personalidade humana que quer desenvolver-se e tornar-se completa”. (Carl Gustav Jung)

Ele próprio decidiu resgatar suas recordações infantis quando percebeu que muito de suas angústias enquanto adulto poderiam ter a origem nas experiências de criança.

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.