[ editar artigo]

Escola Real Olinda Guedes - Uma Escola para todos!

Escola Real Olinda Guedes - Uma Escola para todos!

Eu penso que o sistema vai ser sempre o mesmo. A pandemia passará e tudo voltará ao normal.

A real evolução só acontecerá nas escolas, quando os professores receberem apoio terapêutico, ferramentas e orientação para serem os protagonistas... Professor é super desvalorizado pelo Estado... A começar pelo tamanho do salário que remunera o trabalho lascado dos professores.

Minha mãe é professora e, faltando apenas 1 ano pra se aposentar, nunca a vi recebendo uma oportunidade de crescimento na carreira como professora, nem de ser reconhecida... Exceto pelos alunos, os pais e amigas de trabalho que a amam tanto, pois como sendo a "anciã" de seu grupo, ela tem tanta, tanta, mas tanta experiência como educadora... mas o Estado nunca irá valorizar o seu trabalho... nuncaaaa! É um fato! Pois ela é apenas mais uma das milhares de maravilhosas educadoras em nosso imenso País. 

Mas penso que a única solução neste momento, para todos nós sermos valorizados e podermos ocupar o devido lugar, tendo voz e vez, é sairmos do papel de vítimas abusadas por anos e anos, (pelo o atual sistema), e Olinda Guedes abrir uma "Escola Real Sistêmica Pingo d'Agua", para oferecer toda a retaguarda necessária durante essa transição, dando oportunidades de curas, orientações e ferramentas para que todos os professores e educadores possam abrir suas "Escolas Polo", nas suas Cidades, ou trabalharem em parcerias nas suas Comunidades realizando projetos fundamentados na Pedagogia Sistêmica, para saírem definitivamente desse sistema cruel e predador que destrói mentes brilhantes de professores e alunos.

Protestos em praças públicas e greves não irão trazer soluções efetivas a curto e médio prazo. Precisamos dialogar, negociar, pois sabemos que muitas das decisões de lá do topo são feitas por pessoas como nós, mas que agem de determinada forma, por causa dos papeis que elas exercem sobre a sociedade... A gravidade do problema é ainda maior... é muito mais complexa do que muitos de nós imaginamos.

Uma colega de trabalho da minha mãe se suicidou, pois estava com stress do trabalho como professora e era obrigada a trabalhar nesse sistema. Ela não suportou... Ela avisou... E como não foi ouvida, tirou a própria vida... talvez na esperança de ser finalmente ouvida... Mas infelizmente não foi... Claro que não! Pois o que é uma gota d'água a menos num copo?

Mas de gota em gota, juntos (insieme), tenho fé que podemos fazer acontecer, o que hoje, infelizmente, ainda é uma utopia. E tenho fé que com a liderança de Olinda Guedes, conseguiremos mudar radicalmente essa realidade cruel. 

Claro que precisaremos nos adequar administrativamente ao sistema, mas também sabemos que dentro de "nossas escolas", formadas pelas comunidades, teremos a liberdade de trazer um pedaço do Paraíso (e praticar o evangelho do Reino) levando uma luz e esperança para muitos professores, pais e alunos (filhos e filhas)... Ensinando nossas crianças, adultos e idosos a viver uma vida mais feliz, saudável e próspera!

Só de imaginar uma escola assim, com a pedagogia toda regida pelos princípios das Leis do Amor, eu tenho vontade de ir morar pertinho desse lugar, só para fazer parte do conselho de pais e mestres e confiar a nossa pequena Carol aos cuidados e orientação de uma professora sistêmica... Que plenitude!

Gratidão por tudo o que está acontecendo, pois quando as coisas pioram e chegam a um ponto insuportável como está, ou "morremos sufocados" ou saímos do lugar com coragem e mudamos de atitudes, fazendo o que é preciso, a fim de alcançarmos algo melhor.

A escola só vai melhorar quando o gigante chamado "corpo docente" e a comunidade sair do papel de vítima e assumir o papel de protagonista.

Hoje, na atual fase, precisamos de muitos terapeutas que se disponibilizem para ajudar esses professores e educadores, de forma acessível, pois quando "uma mão lava a outra", o trabalho social acontece e todo objetivo em comum e trabalho em conjunto alcança êxito!

Parabéns, Olinda Guedes, por sua iniciativa!

💧💫🏫💐

Você quer fazer a diferença e participar/colaborar dos Comitês que formam esse trabalho lindíssimo? Participe do nosso grupo no WhatsApp: 

https://chat.whatsapp.com/H3yq8vaUeBTAx334apyPgh

 

Saber Sistêmico
Marinez da Silva Amatti Grochewski
Marinez da Silva Amatti Grochewski Seguir

Me chamo Marinez, sou filha da Adel e do Tião. Sou cantora, violonista, compositora, casada e mãe. Tenho formação em Constelação Familiar e PNL, pelo Instituto Anauê-Teiño. Espero compartilhar com vocês várias das minhas reflexões e experiências!

Ler matéria completa
Indicados para você