"A escola é o local onde depositamos nossas esperanças, nos socializamos e aprendemos comportamentos, dividimos nossos talentos, apoiamos e colaboramos com os outros.
A escola é um organismo vivo, que ajunta, congrega toda esta diversidade não só de sonhos, mas de habilidades e de historias de vida, de limites e de possibilidades.
- Quem é o professor na vida de cada um de nós?
- Qual o sentido desta relação professor-aluno?
Como este ambiente de aprendizado possibilita um real crescimento humano, para que seja um ambiente saudável, um verdadeiro campo que olha para além do simples aprendizado teórico, um lugar onde as relações possam ser efetivamente humanas, de respeito e de pertencimento, da ordem e da inclusão?"
Trecho do livro "O que traz quem levamos para escola" de Olinda Guedes
Um novo olhar para a Pedagogia traz uma mudança fantástica para a escola, para a família, para o aluno, para o professor, para o aprendizado... e tantas outras.
- Como os pais podem instruir enquanto educam?
- Como os professores podem educar enquanto instruem?
Este ano foi incrível, como tantos outros, ou como cada um sempre é. O incrível deste ano é que voltei para a escola. Ai que delícia, quantos desafios também. Pude revisitar minha infância, suas bênçãos e suas dores. Foi lindo cuidar da minha criança, como adulta que sou agora.
No alto dos meus cinquenta e um anos decidi que era uma boa ideia ser eu mesma.
Tem acontecido tantas coisas engraçadas, giras, como se diz em Portugal.
Já pensaram como haveria de ser lindo escolas funcionando vinte e quatro horas? a algazarra de meninos, a alegria do aprendizado... Uma escola-templo, escola-praia, escola-santuário...
Duma escola assim alguém iria querer férias? se aposentar?
Eu haveria de querer morar nela, fazer intercâmbio, etc e tudo.
A vida também é feita de utopias, poesias...
Que o Menino-Amor continue nos guiando para que nossos corações sempre possa sonhar, mesmo em tempos de pandemia. É, parece mais um pesadelo. Que Deus nos ampare.
Feliz Natal!