Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Estudantes Reais

Estudantes Reais
Anna Soligo
ago. 13 - 2 min de leitura
010

Sou professora há quase duas décadas, mas hoje, através da Escola Real, tenho resgatado a alegria de ser novamente estudante.

Estudar para quem está na educação, muitas vezes tem perdido o seu sentido. Ouço muitos colegas de profissão dizendo: Ah, eu já estudei que chega! Quanto sofrimento está por trás dessas declarações. 

Penso que muitos antepassados não conseguiram completar suas vidas. É como nadar, nadar e morrer na praia.

Dia 11 de agosto é o Dia do Estudante. E eu hoje, parei para ouvir meus alunos e pedi para que eles descrevessem como se sentiam na escola e como gostariam que ela fosse de verdade. Mais agradável, com professores melhores, mais confortável.
Embarcamos numa verdadeira experiência sensorial.  Eu ia perguntando: o que seria confortável? Almofadas, chá quentinho? Abraço carinhoso?  

Então me lembrava da nossa Escola Real, e de como eles também mereceriam todo esse aconchego. As descrições ali passaram a ser mais tão cheias de vida!

Ser estudante na vida real não está sendo uma tarefa fácil! Seria tão lindo se realmente nos propuséssemos a transformar a escola na casa de nossos avós. É assim que percebo, que sinto. Esta é a face da escola para mim.

Na casa dos meus avós tinha liberdade, criatividade. Minha avó costureira guardava uma caixa enorme de retalhos para eu costurar na sua máquina. A outra, cozinheira, dividia os seus segredos, seus temperos comigo. O avô paterno, adotivo, era tão generoso! Levava chocolate e iogurte todos os domingos. Era algo sagrado pra ele!  O avô materno, era o guardião das memórias do sistema. Um exímio contador de histórias! Sentávamos todos os dias ao redor do fogão à lenha. Chimarrão e lindas PROSAS e CAUSOS, que até hoje conto aos meus alunos. Me sinto tão feliz por ter sido a escolhida para passar essas memórias adiante. 

Resgatar o belo, o bom o essencial, o aprendizado Real deve ser o que haverá de trazer de volta o amor, o entusiasmo por estudar.

A Escola Real representa tudo isso. É aqui, junto da comunidade que encontramos disposição, alegria, benevolência, e assim, como estudantes reais, podemos nos tornar também pessoas reais, professores reais. A vida de estudante é realmente uma benção!

Minhas felicitações a todos os que fazem parte desta linda realidade!
 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.