Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Estudar, só, não basta!

Estudar, só, não basta!
Vicente Duarte
out. 30 - 2 min de leitura
000

As Constelações, tal como Bert Hellinger as ensinou, ou melhor, as deu a conhecer ao mundo, seguiram o seu estilo pessoal, portanto, a não ser que alguém o modele, será uma metodologia única e nitidamente, sua.

Muitos outros, fizeram leituras e acrescentaram novos elementos que enriqueceram, tanto o seu âmbito e áreas de aplicação como as metodologias aplicadas na transmissão desses conhecimentos. Vejamos, para não irmos mais longe, a utilização dos bonecos para representarem os representantes (passe o plionasma).

Ao longo do tempo, tenho visto muitos facilitadores a fazerem constelações e, cada um, de algum modo, põe lá, o seu estilo pessoal e o seu padrão, bem como a sua relação tanto com o método como com os intervenientes...

É importante, antes de mais nada, o profundo conhecimento de algumas das ferramentas que Bert Hellinger utilizou para chegar ao seu método e, parece-me que, grande parte dos consteladores se limitaram a aprender a "fazer" constelações.

Nunca se submeteram a um conjunto de sessões, devidamente programadas, suficiente para poderem libertar-se da maioria das suas dificuldades pessoais e não tiveram nenhum acompanhamento continuado por outras metodologias terapêuticas, em simultâneo, ou anterior. E porquê esta questão?

Porque ele próprio se submeteu  a muitas terapias, não se limitou ao estudo das teorias, mas viveu-as.

Porque as constelações desatam nós, e iniciam o caminho para a resolução de transtornos transgeracionais, mas, quanto a mim, não resolvem o suficiente, nem dão o suporte conveniente que é necessário a seguir a uma sessão de constelação.

Esse é um dos motivos que levam a Olinda a aconselhar, algumas pessoas, depois de uma sessão dessas, a procurarem outro terapeuta. E, algumas, no primeiro momento, nem reúnem condições para fazerem uma constelação, podendo fazê-lo mais tarde..

Já recebi pessoas em consultas que ficaram muitíssimo perturbadas com leituras (?) ou interpretações (?) feitas por consteladores, que tiveram de ser esclarecidas e que, posteriormente, voltaram a fazer constelações...

Então, sugiro que se preste atenção à metodologia que a Olinda utiliza nas suas constelações, que é própria dela, que manifesta  o seu estilo pessoal e o seu padrão. Poderíamos até dizer que são as Constelações segundo Bert Hellinger pelo Método Olinda Guedes.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.