Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

EU DESEJO, MAS PAGO O PREÇO?

EU DESEJO, MAS PAGO O PREÇO?
Simone Belkis
jun. 6 - 4 min de leitura
000

Dizem que é difícil saber o que queremos da vida, talvez porque existam opções demasiadas ou porque sabemos muito pouco de nós mesmos. Pode ser, mais eu cheguei a conclusão que pode não ser exatamente isso. Eu acredito, e foi o que me dei conta sobre mim mesma, é que sabemos o que queremos sim, só não sabemos se queremos pagar o preço.

Vou dar um exemplo, digamos que você quissesse (eu quero muito) conhecer o mundo, viajar para vários lugares, falar outros idiomas. Bem, para isso haveria muito a ser feito, como viajar, estudar línguas, ter tempo disponível e, em alguns casos (como no meu), juntar dinheiro. Tudo bem, qualquer pessoa sabe disso. Agora, imaginar que está fazendo tudo isso pode lhe causar sensações diferentes.  Êxtase, quando se imagina passeando aos pés da Torre Eiffel ou desesperança quando pensa que só a passagem custa um dígito seguido de vários zeros, e em Euros😮. 

Ou pode ser que você esteja apaixonado(a) por alguém super🤩 especial, com quem sente uma conexão única, e sabe que essa pessoa não é o tipo que passa tempo, mas aí você se percebe não tão disposto(a) a abrir mão das velhas companhias ou hábitos de só passar tempo.

Bem o que quero dizer com isso? Que querer é fácil, difícil mesmo é pagar o preço. Realizar nossos sonhos, atender nossas necessidades custa dedicação, compromisso, responsabildade e maturidade, que em geral, é a mais difícil e a que mais nos faz ter dúvidas sobre se e o que queremos ter ou ser.

Então, analise, quando você pensa não saber o que quer, pergunte se a dificuldade está em escolher ou em assumir todos os requisitos de ter ou ser aquilo que deseja. Obviamente, isso não será, sempre, tão consciente e lógico. Caso o contrário não acreditariamos ser difícil saber o que queremos.

Mas, por que isso acontece? Porque negamos aquilo que nos parece óbvio quando desejamos algo, alguém, uma realização pessoal ou profissional. Porque para pagarmos o preço, e tudo tem seu preço, precisaremos olhar para dentro de nós e refletir sobre o quanto estamos preparados e dispostos a abrir mão e assumir compromissos. Afinal, cada escolha É uma renúncia.

Você pode, por exemplo, querer ser um(a) grande musicista, médico(a) ou se casar, mas quando pensa que gastará anos de estudos diários, fará plantões intermináveis, ou ainda, terá que assumir uma família, talvez acredite que não é isso que quer, e pode ser!! Mas, e se não for? E se o problema não for esse, se isso for apenas uma desculpa que esconde razões muito mais profundas como: dúvidas sobre sua capacidade, medo de se expor ou falta de autoestima?

Pagar o preço é o verdadeiro motivo de renunciarmos a tudo o que queremos. Você pode ficar confuso(a) quando pensa que quer muito estar com aquela pessoa em especial, mas encontrar milhões de motivos para não estar, e tentar justificar que não a ama o suficiente, apenas para não admitir que na verdade não tem amor próprio que baste para amar a si mesmo.

Pode abandonar o sonho de ser artista porque no fundo não quer pagar o preço de correr o risco de ser rejeitado por sua família de advogados. Ou por que sua mãe acha que ser médico é muito sacrificante e você sensível demais para isso.

São crenças, medos, traumas, opiniões alheias a verdadeira razão de não sabermos se queremos ser aquilo que gostaríamos. Porque nossas escolhas naturais partem de nossa essência, e enquanto almas, sabemos o que nos fala ao coração.

Por isso, da próxima vez que resolver abandonar algo porque não tem certeza do que quer, pense um pouco mais e olhe quanto custaria e o que lhe impede de pagar o preço, e se não encontrar nenhuma resposta, aí você pode ter certeza, isso não é o que quer.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.