Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

AMADOS ANTEPASSADOS

AMADOS ANTEPASSADOS
Josiane da Silva Borges
dez. 31 - 2 min de leitura
030

Meus amados antepassados, agora vos entendo.

De onde viemos!? Etnias misturadas há tanto tempo na eterna procura de achar o seu lugar no mundo. Tanto sofrimento na busca pela sobrevivência ao meio da exaustão. Somos poloneses, argentinos, uruguaios, possíveis paraguaios, carregamos algumas tradições, temos marcas registradas de falar alto, engolir o choro e nos mostramos mais fortes que somos! Quanta vida vivida! Quanta vida!?

Famílias grandes.

O bisavô materno foi para guerra, possuía dinheiro no RS, tinha fazenda, gado e plantação. Ele partiu e tudo nos foi tirado! Os filhos pequenos foram expulsos pelos exércitos de seu lar e doados para não mais se encontrar. Quem somos nós!? Quanta vida vivida na dor, na perda, sem saber como seria o amanhã, sem alimento, sem teto.

Quem somos nós!?

Vindos da Argentina, os avós paternos fizeram morada na fronteira. Deixaram quem amavam pra trás, histórias, convivências. A dor da partida permanece! De onde viemos !? Por que viemos!? Não podemos voltar!? Viver em outras terras, outras línguas, quanto medo, incerteza. Nasciam filhos, homens e mulheres, saboreavam pobreza, tristeza, falta de amor.

Afinal, quem somos nós!?

Porque não nos identificamos com ninguém e ao mesmo tempo somos todos um, em temperamento, sofrimento, em histórias e na compaixão.

Eu consigo entender porque minhas tias e alguns primos são obesos, porque não sentia que pertencia onde eu estava, falava a mim mesma que eu não era daqui. Agora entendo porque tenho primos alcoólatras, mulheres que não tiveram filhos, e se tiveram, perderam, mulheres abusadas, desmerecidas, agora eu entendo vocês meus antepassados, meus amados que me trouxeram até aqui. Histórias de superação... quanto aprendizado, quanta união em meio ao tumulto, ao medo e a fome.

Agora vos entendo, entendo que vocês sofreram para que eu não precisasse passar por tudo que passaram.

Honro a todos, homens e mulheres, que vieram antes de mim. Carrego comigo cada um de vocês e vos acolho no amor. Eu vejo vocês, minha família, meus antepassados. Vos honro a todo momento porque sem vocês eu nada seria.

Gratidão!

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.