Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Feliz Dia do Pedagogo

Feliz Dia do Pedagogo
OLINDA GUEDES
mai. 21 - 4 min de leitura
010

 

O abismo da Teoria à Prática.

O dia amanhece, olho no calendário. 

Minha mente, por vezes, fica um pouco confusa. Meus filhos chegam e perguntam: - Mamain, que dia é hoje?   Já é sábado?

Isto geralmente sei responder sem olhar no calendário.  

Dia do Pedagogo!  Foi ontem ou é hoje?  Hoje é vinte ou vinte ou vinte e um?Corro no Google, e lá está. 

"Dia 20 de maio foi definido como Dia do Pedagogo após o Decreto Lei nº 7.264, de 20 de maio de 2010, de Eduardo Gomes, que instituiu essa celebração no país. A data tem como objetivo promover a discussão do papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, delimitando suas responsabilidades."     https://www.unicesumar.edu.br/blog/dia-do-pedagogo/

 

Hoje é vinte e um de maio. Quinta-feira.  Tempo de pandemia. Um tempo estranho.

Vejo lá também  quem definiu que este seria o dia do Pedagogo.  Ainda não sei  o motivo que é 20 de maio.   Não encontrei lá.    Gosto de motivos.   Para mim eles precisam ser sistêmicos, sagrados, inspiradores.   Por exemplo:

- vinte de maio é dia do Pedagogo porque neste dia nasceu Maria Montessori, Francisco de Assis,   Janusz Korczak, Janusz Korczak, Piaget, Maria de Magdala, ou até mesmo... ah...  

Bom, mas então, eu penso que deve ser por motivo bem óbvio:  o dia que o tal Decreto foi apresentado. Coisas óbvias.

Entretanto, educação não se faz de obviedades.

Educação se faz nas entrelinhas, nos abraços, encontros e desencontros, idas e vindas.   Educação vai além de profissão, de discussão, de revelação e teorias. 

Educação é como o amanhecer e o anoitecer: tem sempre surpresas, renúncias, mudanças de rumo, adaptar-se, ceder, reconhecer, revelar e admirar.  Educar é apenas um verbo. Um verbo tão pequeno que muito se assemelha aos fins das artes culinárias ou agrárias:

educação  Origem:

⊙ ETIM lat. educatĭo,ōnis 'ação de criar, de nutrir; cultura, cultivo'

Faço nova busca. Amo estes tempos de autonomia...  não é necessário mais abrir um pesado livro. Basta um click.  A informação está ali:    https://etimologia.com.br/educacao/    Desta vez fico triste.

Não vou prosseguir agora nos motivos disto. Porque na real, realmente, realeza...  eu fico triste cada vez que percebo o jogo de poder, a presunção dos que pensam que sabem.    Aborreço-me cada vez que percebo o quanto os adultos são esquisitos. Porque as crianças sabem tanto... os estudantes sabem também...  enfim.

Deixo meu abraço e feliz vida aos apaixonados como eu, que mais que discussão, façamos educação. Educar é viver, educar é amar.

Ah, ótimo!  Vem em meu coração que um dia bonito para ser celebrado também o dia do Pedagogo seria 25 de dezembro. ah, mas não posso nem pensar nisto... porque esse dia ficaria escondido em meio a tanto "Ho, Ho, Ho... " , em meio às barbas brancas daquele que não desistiu de uma certa ilusão que a felicidade tem a ver com consumo e objetos.   

Sigamos, estimados!  Rumo a uma vida boa e feliz. 

Inspirando a todos que nos chegam por meio do espírito curioso de aprender... de descobrir o  mundo, ou obrigados por leis e padrões. Enfim, naveguemos. Porque viver é preciso.  

Se possível, amando também. Porque sem amor eu nada seria, já disse o poeta. 

 

OLINDA GUEDES é mãe da Nina e Camila Maria, apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras.  É mãe de mais outros cinco príncipes na terra, e quatro anjos no céu.

Está trabalhando no segundo livro da Trilogia em Pedagogia Sistêmica:

Quem está na Escola ?  Uma reflexão sobre ser professor.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/

https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes

https://www.instagram.com/olindaguedes/

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.