Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

HISTÓRIAS DE AMOR

HISTÓRIAS DE AMOR
Márcia Regina Valderamos
jan. 6 - 6 min de leitura
010

DADOS DA LEITORA

Márcia Regina Valderamos

FORMAÇÃO REAL EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS, RENASCIMENTO SISTÊMICO PELA RESPIRAÇÃO E TERAPEUTA SISTÊMICO EM FLORAIS

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

TÍTULO: HISTÓRIAS DE AMOR

AUTOR: BERT HELLINGER

  • Qual a mensagem global que o autor deixou para você?

Para Bert Hellinger tudo na vida é amor, sem amor não há vida. Se há amor consciente a vida flui. Tudo e todos estão a serviço desse propósito.

  • A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.
  1. “Ver” meu companheiro como ele é e concordar com isso ao invés de querer que ele seja o que eu me iludi que fosse ou que vá suprir minhas carências. Da minha criança interior devo cuidar em terapia;
  2. Devo “enxergar” como estou amando, pois amar é obedecer aos princípios sistêmicos, as leis da compensação e da ordem e não querer pertencer a qualquer custo, mas entender que pertencimento se conquista sendo quem se é de verdade. O que estiver contra essas leis não é amor. É lealdade cega;
  3. Entender que acima da consciência moral, boa ou má, prevalece a consciência arcaica e não há como fugir dessa última;
  4. Verificar se o amor que sinto é o amor que cura, que deixa livre o fluxo, a vida acontece, sem bloqueios. Se é um amor que adoece, buscar ajuda;
  5. Tem que haver troca mutua no meu relacionamento, porque o amor do casal, o amor entre homem e mulher é o início de tudo;
  6. No meu relacionamento afetivo, devo enxergar sempre o outro e não a mim mesma;
  7. Respeitar meus limites e os do meu companheiro, respeitar nossas diferenças de ser e de agir na vida, concordar com as coisas como são, desde que não me fira nem fira o meu companheiro, caso contrário, conversar a respeito;
  8. Quando houver divergências, lembraremos dos momentos bons, onde o amor se fez saudável e forte;
  9. Lembrar que nem eu nem meu amor podemos ser perfeitos e que iremos falhar com o outro em algum momento, e que o importante é reconhecer o erro e procurar compensar;
  10. Cuidar do meu companheiro, me permitir ser cuidada; cuidar da nossa relação no dia a dia, com gestos simples e atenciosos, com delicadeza e respeito.
  • Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?

Atuo no sentido de realizar a ideia de que a construção de uma relação duradoura, forte e saudável é feita e refeita todos os dias. Com cuidados e amor, observando onde e como melhorar, refazendo o que for preciso para a nossa paz e união.

Lembro sempre que amor é via de mão dupla, é troca, é companheirismo e se constrói a cada instante, a cada gesto. Amor é receber e doar, compensando. Um dia ele acaba e estou me preparando todos os dias para a despedida do amor (A Despedida – página 52).

Liberta entender que cada um de nós é bom à sua maneira. Que todos somos como somos, fazemos o que fazemos porque estamos à serviço de Algo Maior, do nosso sistema.

Não há crianças más e todos nós adultos já fomos crianças um dia. Não somos maus, estamos à serviço (O Campo Espiritual – página 54).

O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Aceito tranquilamente que não há como ser livre se tenho um companheiro, uma união estável. Temos um vínculo. No caso aqui ser livre seria “estar no vazio”. Bert ensina que quando um homem e uma mulher se amam, renunciam a liberdade. (Vínculo e Liberdade – páginas 21 e 22)

Respeitar meu companheiro e ele me respeitar como tendo ambos o mesmo valor, seguindo a lei da Ordem, fazendo com que esse relacionamento se fortaleça. (Ordem – Ordens do Amor – página 23)

Hoje em dia conversamos sobre nossos parceiros anteriores com mais respeito e dignidade. Aprendi e ensinei ao meu companheiro as consequências de não fazermos essa inclusão. Não temos filhos, mas com certeza haveria alguma punição. (Os Parceiros anteriores – página 26)

Uso mais vezes as três palavras mágicas: “Sim. Por favor e obrigada”. (As Palavras mágicas – página 50)

  • Quais as mudanças que você se compromete em tornar reais a partir desta leitura?

Trabalhar diariamente a onipotência infantil que tendo a ter no sentido de lembrar que não sou a salvadora da Pátria e nem alguma deusa, para sempre fazer tudo por todos. Que todos tem capacidade de sair de seus emaranhamentos, como eu estou tentando sair dos meus. (Fantasias de Onipotência – página 40).

Olhar para a solução, não para traz, para o problema. Não perguntar “por quê?” Essa pergunta tira a força para o fluir da vida. O problema não precisa ser explicado, entendido. Precisa ser solucionado. O que vamos fazer para atingir a solução é o que importa. (Por Quê? - Página 50)

Segredos precisam ser mantidos, intimidade precisa ser preservada e o casal deve respeitar os limites para com o outro. (Fusão e Limites – Página 51)

  • Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Esse seu livro é um verdadeiro tratado sobre o verdadeiro e real amor. É mais uma joia preciosa que você, tão genialmente e tão generosamente nos entregou. Gratidão por tanto e por tudo.

  • Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Seria muito bom para todos os que pensam em formar casais afetivos que pudessem ler esse livro antes de fazê-lo.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.