Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

FICHAMENTO DE LEITURA CONFLITO E PAZ: UMA RESPOSTA

FICHAMENTO DE LEITURA CONFLITO E PAZ: UMA RESPOSTA
Najla Wanderley Prates
ago. 10 - 6 min de leitura
000

Fazenda Canto Novo, 05 de agosto de 2020.

DADOS DO LEITOR

Najla Sobral Wanderley Prates 

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes

Celular: 77 98824 6363

Email: nwp@uol.com.br

Data: 29.07.2020


DADOS DO EXEMPLAR LIDO:

Título: CONFLITO E PAZ: UMA RESPOSTA

Autor: Bert Hellinger

Edição: 1ª edição 5ª reimpressão  Ano: 2019

Local de publicação: São Paulo   

Editora: Cultrix

Tradução: Newton A. Queiroz


ORIENTAÇÃO PARA FICHAMENTO

1- Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

O livro quebra em mim paradigmas no que diz respeito ao que é bom ou mal/ quem é do bem ou quem é do mal, de quem melhor ou pior. A reflexão que faço é que estamos sempre a serviço do amor, da vida... sem julgamentos.

2- A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

  • Boa e má consciência. A consciência não é a voz de Deus na nossa alma, caso contrário não haveria consciências diferentes em diferentes famílias. Muitas brigas de casal acontecem porque, como tem diferentes consciências entres suas famílias de origem, tentam impor ao parceiro regras da própria família.
  •  “Amor significa reconhecer que todos, de maneira como são e apesar de suas diferenças, são iguais a mim diante de Algo Maior”. Deus permite que a chuva caia em cima “dos bons e dos maus”. Assim somos uma pequena parte de uma multiplicidade.   
  • Somos fiéis as nossas famílias, assim como os outros são leais as famílias deles por meio do amor cego.
  • Todo julgamento é injusto, é arrogante. Quem julga se acha se acha melhor e o outro pior, se coloca acima da vida e do destino dos outros, como se sua vida e seu destino fossem diferente e mais humano.
  • A  reverência é um movimento de respeito e de homenagem, que  nos liga a uma pessoa e provoca mudança na alma. Tipos de reverência: aquela que nos torna do mesmo nível humano, quando “Algo emerge das profundezas, alcança a cabeça e flui para outra pessoa”. A reverência profunda que tem um efeito diferente e faz se sentir pequeno diante de alguém, convém ser feita diante dos nossos pais e diante dos mistérios da vida e esta reverência significa dizer: “ Você é grande e Eu sou pequeno”. Há uma reverência ainda mais profunda onde nós ajoelhamos e nos curvamos completamente com os braços estendidos para a frente e as palmas voltadas para cima e seu efeito é de súplica e significa: “por favor, olhe para mim outra vez” deve ser feita aos nossos pais quando cometemos alguma injustiça contra ele. E finalmente há a reverência reforçada, que é a mais profunda de todas, quando a pessoa se prosta no chão e estende os braços para a frente e deve ser feita diante de alguém que cometeu alguma injustiça muito grave e diante de Deus.    
  • Ninguém pode ser excluído. Em cada família algumas pessoas são esquecidas ou rejeitadas. Quando as acolhemos em nosso interior e lhe damos um lugar em nossa alma, ficamos inteiros. E ao alcançarmos a intereza tornamos livres.
  • Como terapeuta escolher o caminho de perguntar o mínimo possível, para não se encher de algo que não lhe pertence e com isso preservar a força e fazer um bem a alma.

3- Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia)

No capítulo sobre SITUAÇÕES ATUAIS, nas págs.112 e 113 no item A paz começa nas almas.

“Como a paz começa na alma? De onde ela vem? Podemos alcançá-la por nossos esforços? Não. A paz é uma dádiva.

O que significa paz? Paz é o resultado quando lados separados, talvez inimigos, aproximam se com respeito e amor. Isso é possível quando ambos os lados se conectam a uma outra força que os dirige e determina.

Como nos conectamos com essa força? Pelo recolhimento.

E o que significa recolher se? Significa retirar a atenção do aparente e direciona- la para a causa oculta por trás de tudo, a causa criadora que tudo sustenta.

No recolhimento eu me esvazio. Estar vazio significa estar direcionado para alguma outra coisa. Mais precisamente, fico vazio quando aceito tudo como é, quando aceito o mundo como ele é, sem julgar e sem desejar que algo seja diferente. Pois tudo, do modo como é, deriva da mesma coisa. Não aceitação de tudo, tal como é, uno me a essa causa e por essa atitude me esvazio de tudo o que possa desviar me dela.

Quando abrimos mão do imediato e nos esvaziamos diante de algo diferente, aceitando tudo como é, quando nos unimos a esse Outro a lhe permitimos que atue por nosso intermédio, o que ele produzirá? A paz”.

4- O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

 A minha necessidade de ficar mais atenta ao julgamento. Quem sou eu para julgar o meu semelhante?

5- Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Tem mais atenção com minha relação de casal ao saber que, mesmo estando casados a 30 anos, temos a nossa consciência familiar, que somos fiéis a ela e podemos minimizar os conflitos familiares quando diminuirmos o julgamentos do outro e respeitar o seu próprio caminho.  

6- Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Certamente eu o agradeceria por ser tão observador, tão estudioso do comportamento humano e ao mesmo tempo saber deixar todos os ensinamentos de forma sutil e cheio reflexão e sabedoria.  

7- Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Este é um livro tão maravilhoso que eu indicaria aos políticos que certamente, a partir desta leitura, faria um trabalho mais humanizado.

Ofertaria aos meus pais, meus avós, meus tios, e aos vários casais da minha família para usufruírem da beleza da relação intima.

Releria. Se possível, com meu marido Creso porque sei que teremos muitas reflexões que favorecerão o crescimento como casal.   

    


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.