Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

VOCÊ É UM DE NÓS

VOCÊ É UM DE NÓS
Sonia Angelo
dez. 7 - 3 min de leitura
000

DADOS DO LEITOR

Nome completo: SÔNIA TEREZA ÃNGELO

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: VOCÊ É UM DE NÓS

Autor: MARIANNE FRANKE GRIRKSCH

3ª Edição - 2014 - Editora Atman - Belo Horizonte

  • Qual a mensagem global que o autor deixou para você?

Esta obra leva-nos a vislumbrar uma escola sistêmica, onde o aluno é visto e respeitado em seu contexto individual, familiar e coletivo. Trata-se de um convite à escola e aos docentes à transformação do processo ensino-aprendizagem, com resultados fantásticos para todos os envolvidos.

  • A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.
  1. A Escola, como instituição, tem uma alma que se conecta à todos os integrantes envolvidos no processo de aprendizagem de seus alunos;
  2. Professores precisam conhecer à respeito de pedagogia sistêmica antes de receberem a missão de educadores;
  3. Cada aluno traz consigo o seu sistema familiar para a escola e o papel dela é acolhimento e não de exclusão;
  4. A criança reflete na escola os conflitos que experimenta na família e só há como participar do processo ensino-aprendizagem se sua alma estiver em paz;
  5. Alunos que apresentam hiperatividade, déficit de atenção e dislexia apontam para famílias disfuncionais. O movimento de cura para esses alunos a saírem de seus emaranhados sistêmicos é trazer a família para dentro da escola e a escola para dentro da família;
  6. Professores também podem experimentar dificuldades com determinados alunos ao se identificarem com seus contextos familiares e emaranhados sistêmicos;
  7. A Pedagogia Sistêmica é o caminho para a escola saudável, onde o aluno aprenderá a partir de suas potencialidades;
  8. Os pais deverão participar sistemicamente das atividades escolares, já que a escola é a extensão do lar, independentemente do contexto familiar vivido pelo aluno;
  9. As leis sistêmicas deverão ser respeitadas na instituição de ensino assim como nas famílias. Caso contrário haverá comprometimento do processo ensino- aprendizagem;
  10. O amor e o respeito à sua individualidade,  sem julgamentos é a melhor forma de trazer o aluno para o ambiente escolar, não só fisicamente, mas sistemicamente.
  • Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?

Proporcionei um curso aos professores da rede municipal sobre pedagogia sistêmica e fiz algumas constelações com voluntários, demonstrando as leis do amor de Bert Hellinger. Elaborei uma apostila com exercícios sistêmicos para serem aplicados em sala de aula, inspirada na obra de Marianne Franke, as quais foram doadas às escolas e aos professores da rede pública municipal.

  • O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Mudei radicalmente a minha visão de ”dificuldade escolar.” Compreendi que se a escola não trouxer o contexto familiar do aluno e seu sistema junto com ele, jamais haverá sucesso no processo ensino-aprendizagem.

  • Quais as mudanças que você se compromete em tornar reais a partir desta leitura?

Ter um olhar sistêmico sobre a escola, os alunos e os professores.

  • Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Sua contribuição é maravilhosa. Sinto que verei essa escola sistêmica acolher meus netos.

  • Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.
  1. Minha mãe, Teresinha Ângelo, uma educadora sistêmica;
  2. Minha professora Olinda Guedes, apaixonada por ensinar e aprender;
  3. Ana Maria Laraia, uma psicóloga além do seu tempo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.