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DESCOBRINDO CRIANÇAS

DESCOBRINDO CRIANÇAS
Eliziane Schaefer Buch
mar. 4 - 5 min de leitura
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Curso: Formação Real em Constelação Sistêmicas

Título: Descobrindo crianças

Autor: Violet Oaklander

  • Qual a mensagem global que o autor deixou para você? 

A mensagem desta leitura é que podemos identificar os sentimentos, os traumas e dores que afligem as crianças no seu mundo, através de produções artísticas como desenho, pintura e modelagem com argila, juntamente com a escuta terapêutica. 

  • A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida. 
  1. Os membros da família como se fossem animais, pois assim podemos identificar as características de cada um;
  2. Fazer uma meditação e em seguida pedir para a criança se imaginar como roseira. Logo em seguida desenhar uma roseira com muitas características (alta, baixa, gorda, magra, pequena, grande, se tem espinhos, se tiver flores, se são flores abertas, fechadas, sua cor, se tiver raízes se estas são longas curtas, enroladas, grossas, finas, onde a roseira está plantada, o que tem em sua volta, quem cuida... Assim pode se identificar muitos sentimentos da criança para poder ajudar;
  3. Desenhar utilizando rabisco é uma forma de arteterapia que se pode fazer individual, em grupo, com uma ou várias produções, sempre seguido de escuta terapêutica;
  4. Atividades com tinta são importantes, pois a maioria das crianças não tem acesso a este tipo de material e elas podem se soltar muito, principalmente se ficarem livres para produzir e com um grande suporte que pode ser papel kraft ou papelão, que é mais resistente;
  5. Desenho ou pintura livre ajudam o terapeuta a fazer uma leitura mais aprofundada, já que a criança não tem um tema. Ela expressa os seus sentimentos;
  6. A argila é um material importante que as crianças nem sempre tem acesso ou tiveram em algum momento de sua vida. Elas podem jogar no chão para expressar a raiva, podem apertar como forma de desabafar suas mágoas, podem alisar como se estivessem fazendo um carinho e moldar, formando os mais diversos objetos com significados importantes para o terapeuta;
  7. Além do desenho, pintura e modelagem, existem muitas ferramentas que podem facilitar o acesso do terapeuta para com a criança, tais como: colagem, estórias, poesias, fantoches, bonecos, livros, jogos, fábulas, canções, músicas, histórias cantadas, experiências utilizando paladar, tato e olfato, experiências utilizando os mais variados sentimentos. Todos, se bem aplicados, seguidos de observação do terapeuta e questionamentos, poderão auxiliar na cura de traumas de vários aspectos;
  8. Os sentimentos são expressos também através de sensações corporais que podem ser representados por expressões musculares do corpo. Nossa respiração e postura são formas de manifestar nossos sentimentos. Pode se utilizar muitas técnicas, como teatro, mímica, esculturas vivas, relaxamento (imitando coisas como velas de bolo, homem de neve) e meditação (imaginando o mar, raio de luz). Quando os movimentos corporais são acompanhados de respiração equilibrada se tem consciência dos sentimentos e percepções;
  9. Ao observar muitas características importantes do comportamento da criança quando ela brinca, como o seu estilo, suas dificuldades, ritmo, organização, entrosamento, foco, modo de agir, enfim habilidades e sentimentos;
  10. Muitos pais não levam os filhos para a terapia com medo de que o problema seja com eles, por serem pais imperfeitos. Muitas técnicas deste livro podem ser utilizadas para tratamento em casa, porem o que ajudará muito é os pais se comunicarem com seus filhos.  
  • Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?

Na página 93 tem um exercício com argila que achei muito interessante, pois com os olhos fechados pede-se que a criança tenha contato com a argila e depois modele as pessoas da sua família representados através de objetos. Sou arteterapeuta, já trabalho com diversos materiais, então através desta ideia apliquei em uma seção com um paciente. O paciente bateu muito na argila, com muita raiva, jogou no chão, pisou em cima... a argila estava envolvida em uma sacola que chegou a arrebentar. 

Ao modelar, representou o pai através de um revólver, a mãe através de um vaso e a irmã através de um coração. Me relatou que o pai está preso devido a tráfego de drogas, a mãe está trabalhando muito para poder sustentar a casa e a irmã se casou e foi morar em outra cidade. Ele sente muito a falta da irmã, não mencionou sentir falta do pai. Este menino vive durante a semana em um instituto para meninos e nos fins de semana vai para casa. 

Falou que quando crescer quer trabalhar muito para ajudar a mãe, então ela não precisará mais trabalhar. 

O desenho que eu produzi para curar a minha infância, dos meus pais e avôs. Foi feito em papel canson, utilizando a técnica do desenho com canetinha e lápis cera. Representei eu com meus pais e avôs cantando, dançando e felizes, aproveitando a infância.


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