Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Fichamento do livro: O PODER DO AGORA - Um guia para a iluminação espiritual

Fichamento do livro: O PODER DO AGORA - Um guia para a iluminação espiritual
Cristina Frates Carlotto
out. 1 - 7 min de leitura
000

DADOS DO LEITOR

Nome completo: CRISTINA FRATES CARLOTTO

Curso: FORMAÇÃO REAL EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS E RENASCIMENTO SISTÊMICO PELA RESPIRAÇÃO

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: O PODER DO AGORA Um guia para a iluminação espiritual

Autor (es): Eckhart Tolle

 Local e Publicação: Rio de Janeiro

Editora: Sextante Ano: 2010


Orientação Para Fichamento

1. Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

Este livro orienta o leitor a viver de maneira correta, viver no agora, estar sempre presente. Coisa que poucos seres humanos conseguem, pois, estão possuídos de memórias do passado ou projetando o futuro, ou seja, estão criando problemas e não tendo tempo para viver no agora, assim, perdem tudo o que a vida tem de melhor.

2. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

1- O ruído incessante mental nos impede de encontrar a serenidade interior, que é inseparável do ser. Isso faz com que a mente crie um falso eu interior que projeta uma sombra de medo e sofrimento sobre nós.

2- Não é você que usa sua mente de forma errada. Em geral, você simplesmente não usa a mente. É ela que usa você. Essa é a doença. Você acredita que é a sua mente. Eis ai o delírio. O instrumento se apossou de você.

3- O sofrimento que sentimos neste exato momento é sempre alguma forma de não aceitação, uma forma de resistência inconsciente ao que é. No nível do pensamento, a resistência é uma forma de julgamento. No nível emocional, ela é uma forma de negação. Então, quanto mais respeitamos e aceitamos o Agora, mais nos libertamos da dor, do sofrimento e da mente. Faça do agora o foco principal de sua vida.

4- As coisas são como são. Observe como a mente julga continuamente o comportamento, atribuindo nomes às coisas. Entendo como este processo cria sofrimento e infelicidade. Ao observarmos o mecanismo da mente, escapamos dos padrões de resistência e podemos então permitir que o momento atual exista. Isso dará à você uma prova do estado de liberdade interior, o estado de verdadeira paz interior. Veja então o que acontece e parta para a ação, caso necessário ou possível. Aceite, depois aja. O que quer que o momento atual contenha, aceite-o como uma escolha sua. Trabalhe sempre com ele, não contra. Torne-o um amigo e aliado, não seu inimigo. Isso transformará toda a sua vida, como por milagre.

5- Um outro aspecto do sofrimento emocional é uma profunda sensação de falta, de incompletude, de não se sentir interior. Em algumas pessoas isso é consciente, em outras, não. Quando está consciente, a pessoa tem uma sensação inquietante de que não é respeitada ou boa o bastante. Na forma inconsciente, essa sensação se manifesta indiretamente como um anseio, uma necessidade ou uma carência interna. Em ambos os casos as pessoas podem acabar buscando compulsivamente uma forma de gratificar o ego e preencher o buraco que sentem por dentro. Assim, empenham-se em possuir propriedades, dinheiro, sucesso, poder, reconhecimento ou um relacionamento especial ara se sentirem melhor e mais completas. Porém, mesmo quando conseguem todas essas coisas, percebem que o buraco ainda está ali e não tem fundo. Enquanto o ego dirige nossa vida, não conseguiremos nos sentir a vontade, em paz, ou completos, exceto por breves períodos, quando acabamos de ter um desejo satisfeito.

6- Rompa com o velho padrão de negação e resistência ao momento presente. Torne uma prática desviar a atenção do passado e do futuro, afaste-se da dimensão do tempo na vida diária tanto quanto possível. Se você achar difícil entrar diretamente no agora. Comece observando como a sua mente tende a fugir do agora. Sempre que somos capazes de observar nossas mentes, deixamos de estar aprisionados.

7- A ausência de alegria, naturalidade ou leveza no que estamos fazendo não significa necessariamente que precisemos mudar “o que” estamos fazendo. Talvez basta mudarmos o “como”. “Como” é sempre mais importante do que “o que’.

8- Podemos lidar com a negatividade, “Descartando-as”. Reclamar é sempre uma não aceitação de algo que é.

9- A verdadeira salvação é satisfação, paz, vida em toda a sua plenitude. É ser quem somos, sentir dentro de nós o bem que não tem opositores, a alegria do ser que não depende de nada que esteja fora de nós.

10- Para o amor florescer, a luz da nossa presença tem de ser forte o bastante de modo a impedir que o pensador ou o sofrimento do corpo nos domine. Saber que cada um de nós é o ser por baixo do pensador., a serenidade por baixo do barulho mental, o amor e a alegria por baio da dor, significa liberdade, salvação e iluminação. Por fim a identificação com o sofrimento do corpo é trazer a presença para o sofrimento e, assim, transformá-lo.

3. Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

No meu cotidiano, após a leitura deste livro, procuro estar observando meus pensamentos e tento dominar minha mente. Estou aprendendo a apreciar o momento presente e estou mais confiante no futuro só com a minha fé.

4. O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Procuro viver meu propósito a partir das minhas inspirações, e converso muito com minhas memórias. E na convivência com as pessoas, estou tentando agir de maneira mais sensata, organizando os pensamentos e analisando se não estou sendo movida pelo ego.

5. Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Gostaria de seguir a risca este guia para a iluminação espiritual, contudo, lidar com a mente não é tão fácil, o cotidiano nos causa resistência. Mas o que já estou colocando em prática é realmente viver o poder do agora.

6. Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria à ele?

Diria que ele é fantástico, uma pessoa iluminada. E perguntaria se ele consegue viver o que escreveu, e se a resposta for sim, perguntaria quanto tempo ele levou para chegar na iluminação.

7. Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Acredito que este livro deveria ser lido por todas as pessoas, mas como devo indicar 3, então, indico para meu marido e meus filhos.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.