Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Fichamento - Livro As 5 linguagens do amor

Fichamento - Livro As 5 linguagens do amor
Valdirene Dos santos Lopes
jul. 30 - 5 min de leitura
010

As cinco linguagens do amor  - Garya Chapman

3º ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2013


Qual a mensagem global que o autor deixou para você?

Um dos caminhos do autoconhecimento é entender sua linguagem de se relacionar, de receber e dar afeto. É possível perceber que simples atos são capazes de sustentar um relacionamento onde há integridade, amor e paz.

A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

  1. Esteja aberto a aprender a linguagem do amor, isso transformará sua vida e de toda a humanidade.
  2. Fale sua linguagem do amor e ouça a de quem está ao seu lado. Conheça a si e ao outro. Há liberdade em se respeitar quem você é e permitir o outro ser quem é.
  3. Reconheça sua necessidade de receber e dar afeto. Além do amor incondicional há a necessidade do amor emocional, dar e receber afeto. Sentir é uma habilidade inata do ser humano.
  4. Mantenha seu “tanque emocional” cheio. Dar e receber afeto é uma  das chaves de manter autoestima e pertencimento.
  5. Uma das suas missões como humano é relacionar se com o outro. O que mantém um relacionamento seja ele íntimo, social, familiar ou profissional, é a capacidade de amar e de olhar para suas necessidades em harmonia com as necessidades do outro.
  6. Fale sobre seus sentimentos e necessidades. Ouça o sentimento e necessidades do outro.
  7. Fale sobre o que te agrada, e faz você se sentir amado (a), palavras, gestos, apoio, toque, ações. Permita que o outro faça o mesmo.
  8. Observe sem julgamento. O outro pode ter uma forma de sentir e receber afeto diferente da sua. Este respeito é o que traz cumplicidade.
  9. Para resolver conflitos, não desenterre o passado, lá você não tinha entendimento do que aconteceu. O presente é sua oportunidade de fazer diferente, fique apenas com   aprendizado do passado, não carregue o sofrimento de ontem para o presente. O passado é uma história de vida, não a reviva, a contemple.
  10. Perdão é permitir que um acontecimento não  vire um obstáculo que afasta o amor. Perdoe sempre que possível. Fale sobre o que aconteceu, perceba qual necessidade não foi atendida na situação. Observe o que está faltando. Toda experiência, mesmo dolorosa  é um convite para viver melhor. Quando você consegue deixar de lado as interpretações, vê tudo de forma ampla.
  11. Não exija de seu par, fale sobre suas necessidades, mas não exija, isso faz com que a pessoa sinta-se uma criança. E tudo o que você não quer é ser visto como pai ou mãe desta pessoa se não o for... você não quer um filho e sim um companheiro (a). Além disso, quando exige, critica e diz que alguém está errado, o incapacita em sua habilidade de encontrar soluções.

Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

Quando li o capitulo 03 (A paixão), na página 354 (ebook) sobre a importância de manter o tanque do amor cheio, percebi que não conseguia até o momento perceber a importância de dar e receber afeto e como isso pode influenciar a vida de meu ser. Ao aplicar esse olhar para minha maneira de ver a mim mesma e ao mundo, senti que apesar de desafiador era mais simples do que eu pensava, percebi meu instinto original de autocuidado e de cuidar como um guia de conexão com o outro. Estamos interconectados.

O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Dei mais atenção as minhas necessidades de receber e dar afeto e me percebi aberta a perceber a necessidade dos outros.

Além disso, comecei a olhar para os diversos tipos de linguagem, as palavras, presentes, toque físico de uma forma mais ampla.

Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Manter meu tanque de amor cheio  e contribuir para que o tanque das pessoas com quem me relaciono também estejam cheios.

Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Que este livro, baseado em vivências, retrata nossa característica principal de dar e receber amor, e que este foi um presente para manter a vida.

Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Para todos que estiverem abertos a encontrar leveza em seus relacionamentos e paz na alma. Familiares, amigos, clientes.

 

Foi uma leitura deliciosa, recheada de descobertas e insights,  gratidão pela oportunidade. 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.