Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Fichamento "Os remédios florais do Dr. Bach"

Fichamento "Os remédios florais do Dr. Bach"
Elizabeth Manhães Ribeiro
mai. 21 - 6 min de leitura
020

DADOS DO LEITOR

Nome completo: Elizabeth Manhães Ribeiro

Curso: Terapia Sistêmica de Florais de Bach

Data: 20/05/2021

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: OS REMÉDIOS FLORAIS DO DR. BACH

Autor: Edward Bach – com tradução de Alípio Correia de Franca Neto

Editora: Pensamento Ano: 2006

1 - Qual a mensagem global que o autor deixou para você?

Dr. Edward Bach traz a reflexão sobre a causa real do sofrimento e de que o processo de cura acontece quando o indivíduo assume sua personalidade, elaborando de forma positiva suas fraquezas morais e tratando de fazer sua cura, através do resgate da sua Alma. O remédio da cura está dentro da própria pessoa, que pode curar-se com seus próprios recursos internos.

2 - A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

  1. O compromisso de estar atenta aos sinais que minha Alma manifesta, através dos sintomas físicos que surgem;
  2. O retorno ao Divino que há em mim e em todas as pessoas;
  3. Para que meu corpo esteja bem e saudável, preciso me comprometer a ser uma pessoa mais amorosa e gentil, comigo mesmo, e com todos os seres do Planeta;
  4. Tudo na vida obedece a lei de causa e efeito, portanto aquilo que quero para mim, devo fazer ao outro;
  5. Preciso transformar em mim aquilo que me desagrada no outro, pois ele é o meu reflexo;
  6. Perceber que são os meus pensamentos e emoções que me levarão ao topo da montanha ou à cama de um hospital;
  7. Para conquistar a paz em minha vida, preciso ser uma pessoa pacífica e amorosa;
  8. Meu propósito no bem sempre me impulsionará para valiosas conquistas para minha Alma;
  9. Para viver sem conflito comigo mesmo, talvez seja necessário o apoio de profissionais que ajudem na minha reforma íntima;
  10. Estou aqui de passagem, por isso, meu compromisso será de estar em harmonia com todos os seres viventes, com a minha vida e minhas escolhas.

3 - Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?

No capítulo IV do livro, logo nas primeiras linhas, Dr. Bach diz que não há nada acidental no que diz respeito à doença, pois ela obedece a lei de causa e efeito. A doença se deve a um erro básico do nosso temperamento. Eu passava por um processo de tratamento de artrite reumatóide, tomava medicamentos que pioravam ainda mais a minha condição de vida. Com essa nova concepção de doença x temperamento, eu inicie a minha jornada de cura, pois fui buscar me conhecer, fiz mudanças significativas no tratamento e, ainda hoje, venho na desconstrução de que a artrite reumatóide é “herança familiar”, portanto eu também tenho que sofrer.

4 - O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

Dr. Bach escreveu um livro com poucas páginas, mas informou o que foi relevante para que eu pudesse ler e confrontar com a minha vida e me tornar “capitã da minha própria embarcação”. Fiquei mais atenta às minhas escolhas em geral: pensamentos, sentimentos, alimentos e lugares que quero estar e com quem estar. Quando estou mal emocionalmente, eu já consigo perceber e me “proteger”, para não ser mais fragilizada, como também, para não fazer mal ao outro com os meus destemperos de comportamento.

5 - Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Já iniciei as mudanças, conforme atestado no primeiro item, do comprometimento de avaliar os sinais que recebo da minha Alma, quando aparecem sintomas físicos que me trazem tristeza e desânimo diante da vida. Aprendi com Dr. Bach que nosso ser busca sua natureza saudável, e a doença é a desarmonia entre a personalidade e a Alma.

6 - Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Ah... eu gostaria de conversar durante muito tempo com Dr. Bach, saber de seus sentimentos, como foi a sua infância, como foi quando ele superou o diagnóstico de “vida breve” e mergulhou fundo no seu trabalho. Tenho ainda curiosidade de saber sobre as histórias que não foram contadas, pois ele teve pouco tempo de vida terrena e realizou grandiosas descobertas.

7 - Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

  1. Gostaria que meu pai tivesse lido esse livro, pois ele tinha uma enorme facilidade de aprender através de leituras e, talvez, pudesse fazer algumas transformações em sua vida, pois sempre foi um homem doente, com vícios e medos infinitos, que o fizeram viver uma vida de privações.
  2. Gostaria que o médico que cuidou de mim e de minha família também lesse o “Cura-te a ti mesmo”. Esse médico era muito sensível às dores humanas e fazia muita caridade com seu conhecimento da medicina tradicional. Contudo, creio, que esse livro teria ajudado para que ele pudesse revelar as sombras que os doentes levavam em suas almas.
  3. Minha mãe que era uma curadora de Alma. Ela cuidava das pessoas feridas ou doentes usando um recurso chamado intuição. Penso que além de lhe dar recursos teóricos, ao que ela fazia de coração, também ajudaria para que pudesse perceber suas emoções e aprendesse a lidar com as mesmas, para ser uma pessoa realizada e feliz.

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.