Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Renascer, um processo de amor

Renascer, um processo de amor
Carla Duran
nov. 16 - 6 min de leitura
010

DADOS DO LEITOR

Nome completo: Carla Aparecida Duran

Curso: Renascimento Sistêmico Pela Respiração ConscienteMódulo Avançado em Constelações Sistêmicas

Data: 11/11/2020

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: Renascer, um processo de amor

Autor: Mamede Alcantara

Editora Gente - 1993

  • Qual a mensagem global que o autor deixou para você?

A técnica de renascimento é extremamente eficaz para auxiliar na cura de traumas, desde a concepção ao nascimento, inclusive em traumas trans-geracionais, mas para isso é preciso coragem e capacidade de refazer toda a sua trajetória. A cura e a felicidade são possíveis para todos.

Todo trauma pode ser curado se dispuser do amor e da coragem para enfrentar e trilhar o caminho da cura. “Onde há dor também existe a cura, e ela está em nossas mãos.”

  • A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.
  1. Desenvolver a escuta empática, amorosa e ativa. Só assim será capaz de curar-se e auxiliar os demais na jornada de cura;
  2. Não julgar nem me escandalizar com as histórias que chegam até mim, principalmente num processo terapêutico;
  3. Aprender com a história do outro. Cada um tem um histórico de dor e sofrimento, além da carga de traumas transgeracionais que interfere nos comportamentos de cada um;
  4. Estudar e conhecer todos os conhecimentos que forem úteis para promover a cura, primeiro em mim, para depois estar preparada para acolher e auxiliar aqueles que chegarem a mim;
  5. Estar atento aos sinais que meu corpo e mente emitem para que eu identifique e reconheça os meus traumas e as suas dinâmicas de manifestação, permitindo a possibilidade de cura;
  6. Reconhecer a técnica de renascimento como uma ferramenta para a minha missão de curar-me em primeiro lugar. Antes de servir é preciso a cura, reconhecer-se que é necessário curar;
  7. Reconhecer que não sou que eu quem curo, e sim apenas posso através das habilidades desenvolvidas, conduzir o outro ao seu processo de cura;
  8. Compaixão, autorização e permissão para viver, renascer, e que a minha vida pode ser curada, assim como a de qualquer um que quiser curar-se também;
  9. Em todo momento de tensão, respirar antes de agir, antes de julgar, antes de ouvir. Estar mais consciente nas situações através do foco e da respiração;
  10. Permitir que o amor se torne cada vez mais presente na minha vida e na minha jornada de conhecimento e cura. Só o amor permite a vida, só o amor cura.
  • Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?

Identifiquei alguns sintomas que trago tanto nos quadros de saúde como nas manifestações comportamentais, e, aliado ao que já havia lido na obra da Olinda Guedes sobre a verdade do sofrimento humano, pude identificar a origem desses sintomas e com isso intensificou mais a minha jornada de cura e autoconhecimento.

Na obra o autor traz que:

  • Pessoas intratáveis, que não se dão bem com ninguém, que sempre se frustram nas tentativas de encontrar a felicidade, cujos casos amorosos são sempre um fracasso, que são tensas, mal-humoradas, negativistas, provavelmente tiveram partos traumáticos onde sofreram violência obstétrica;
  • Pessoas que sofrem de enxaqueca, revivem na memória inconsciente, a cena do nascimento, com todas as sensações que envolvem sofrimento.

Tenho crises de enxaqueca e também histórico de problemas de relacionamento, e durante a leitura do livro esses sintomas se intensificaram. Após ler o livro e meditar sobre tudo, além dos relatos dos casos de renascimento que o livro traz, pude olhar para esses sintomas com mais compaixão.

Algumas dinâmicas no relacionamento profissional e em casa com o esposo e a família também amenizaram consideravelmente.

  • O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?

A barreira do preconceito com minha história de vida e de sofrimento e passei a ver os comportamentos dos outros com mais compaixão, de uma forma mais ampla e sistêmica. Cada leitura feita faz com que eu olhe para minha vida de forma mais suave, mesmo que ainda doa, e me faz ver meus antepassados de uma forma mais humana, com mais compaixão, principalmente meus pais.

A leitura do livro também me fez ver os comportamentos da minha bebê de outra forma. Percebi que ela manifesta o meu corpo de dor e sofrimento para que eu possa olhar mais afundo e curar-me.

  • Quais as mudanças que você se compromete em tornar reais a partir desta leitura?

Me dedicar mais ao estudo dos sintomas e as suas dinâmicas para poder trilhar em mim o caminho de cura. Aplicar em mim, com coragem, os recursos aprendidos nesta obra.

  • Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Gratidão por romper as barreiras do preconceito e dedicar-se ao estudo desta técnica tão curativa. Só podemos hoje trilhar esse caminho por termos tido precursores que se inquietaram com sua própria história de dor.

  • Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.     

A todas as mulheres que querem ser mães ou que já são mães, para através desta obra identificarem os seus traumas e trilharem o caminho de cura e assim permitirem que os seus filhos nasçam e tenham condições de terem as suas vidas mais curadas.

A todos os profissionais da saúde envolvidos na obstetrícia, para que compreendam a importância de seus papéis nas vidas das futuras mamães e das crianças que nascerão através de seus auxilios, para que possam fazer a diferença na vida dessas pessoas e em suas próprias vidas.

A todos os profissionais que atuam nas terapias, saúde mental, etc, para que auxiliem seus pacientes/clientes a trilharem a jornada de cura, identificando seus traumas, dores e sofrimentos.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.