[ editar artigo]

Filme - Como estrelas na terra

Filme - Como estrelas na terra

Trago para vocês a indicação de um filme  indiano “Como estrelas na terra” . Quem ainda não viu, vale muito a pena.

Uma lição de vida que retrata como o diferente é excluído em um sistema e o quanto a necessidade de pertencermos, de sermos incluídos e estarmos no equilíbrio do dar e receber nos mantém emocionalmente e fisicamente bem e em harmonia com o todo. “Mostra como muitas crianças são matriculadas em escolas em que os educadores não estão preparados para lidar com suas diferenças e muito menos os pais estão preparados para entender as dificuldades que seus filhos enfrentam, independente da classe social.”

Conta a história de um menino de 9 anos, chamado Ishaan Awasthi, que tem dificuldade para se concentrar nos estudos, mal consegue escrever o alfabeto. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Aluno repetente, não consegue sequer participar das brincadeiras com os colegas, teimoso, rebelde, com tendência a escapar de situações de conflito, e dificuldade de se relacionar com os colegas.

Os professores, por outro lado, não dão nenhuma atenção especial às dificuldades da criança, apenas os punem com castigos cada vez mais humilhantes. O menino começa a ser apelidado de diversos adjetivos pejorativos.

Finalmente, após a constatação da família junto à escola de que Awasthi não estava fazendo nenhum progresso escolar, a diretoria chega a insinuar que ele teria um retardo e deveria ir para uma escola “especial”. O pai acredita que falta ao menino disciplina, e, decide interná-lo numa escola cuja filosofia era “Disciplinar cavalos selvagens”.

É um filme inspirador que provoca muitas reflexões e questionamentos importantes aos pais e educadores a respeito dos problemas e potencialidades presentes no espaço escolar. 

@eddaliraconstelacao❤️😘

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Edda Eva de Siqueira Lira
Edda Eva de Siqueira Lira Seguir

Tenho 57a. Fui casada por 18anos. Divorciada há 13a. Tenho uma boa relação com meu ex-marido. Temos duas filhas casadas - uma bióloga(31a) e outra hematologista pediátrica (29a). Estou há 3a separada de um relacionamento de 6a.

Ler conteúdo completo
Indicados para você