Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

FORMAÇÃO REAL EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS - M1

FORMAÇÃO REAL EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS - M1
Tatiana Angelo
dez. 29 - 3 min de leitura
000

O módulo 1 trata dos Fundamentos e Princípios das Constelações e é dividido em 06 aulas. 

Aula 1: Histórico das Constelações Sistêmicas, de Bert Hellinger. 

O alemão Bert Hellinger, pai das Constelações Sistêmicas, começou o estudo do comportamento humano dentro dos campos de concentração. Após conseguir escapar, foi padre e diretor de colégio na África do Sul, onde observou a paz que o povo possuía com tão pouco e notou que o que fazia a paz era a empatia, o pertencimento. Assim, a constelação veio da observação da humanidade. Em 2012 Hellinger foi indicado ao Prêmio Nobel da paz pelo seu trabalho. 

“A paz, evolução e desenvolvimento são pessoais, mas tem ressonância em toda a humanidade”.  

Aula 02: Os Fundamentos das Constelações Sistêmicas 

Hellinger baseou-se na análise transacional, linguagem hipnótica, terapia primal e na programação neurolinguística (renascimento consciente). Buscou resposta para as seguintes indagações: onde na vida desse sistema, aconteceu alguma coisa que faz com que a pessoa, neste momento, esteja experienciando dor e sofrimento? Qual geração? O que aconteceu? As respostas estão na memória epigenética - a energia não acaba, só se transforma. A energia fica a espera (um passado que não passou), então deve-se fazer a energia se movimentar. Assim herdamos tudo que não foi resolvido, não foi tomado e não somente as características físicas. 

“Os movimentos feitos na Constelação fazem a energia se movimentar/modificar. O mínimo esforço poder gerar o maior resultado de amor”.

Aula 03: O que é o Campo

Segundo Rupert Sheldrake, o campo é o que liga todos nós. Nós estamos incluídos no campo. O campo é tudo. Suas atitudes, pensamentos e sentimentos fazem mágica na criação da realidade, pela alteração do campo morfogenético. Assim, o campo informa e não há nada escondido na face da terra, ele reverbera. A vida dá para gente aquilo que a gente é. 

“O campo informa. O que anda informando para o campo?” 

Aula 04: O que é a Técnica das Constelações Sistêmicas 

Intervenção terapêutica na qual se precisa de um cliente, com um tema (intenção, algo que precisa resolver), elementos (para representar o tema do cliente), representantes (para o cliente encontrar/ver solução) e o constelador. Deve-se colocar o tema, verificar as soluções possíveis e oferecer tarefas ao cliente. 

“A constelação sistêmica deve se tornar um estilo de vida”. 

Aula 05: Os Princípios Sistêmicos - Pertencimento, Compensação e Ordem 

Os princípios sistêmicos são as leis da vida, provenientes da autopoiese. Pertencimento (na natureza todos pertencem, há uma comunidade de destinos. Podemos pertencer pelo amor ou pela dor). Compensação (equilíbrio entre o dar e o receber. Cada relação tem sua própria dinâmica para que a energia flua corretamente). Ordem (hierarquia, saber o seu lugar e agir a partir daí para o progresso). A ética mora no princípio da ordem, ele quem traz equilíbrio.

“Uma pessoa em paz com o seu sistema obedece aos princípios do pertencimento, compensação e ordem”. 

Aula 06: Um Relato de Vida  

Nossa mestra Olinda finaliza esse módulo convidando seus alunos a escreverem uma carta aos antepassados, dizendo sobre afinidade entre eles e nós, ver o que ainda precisa ser visto, dar luz aos emaranhamentos, quais os desafios e sofrimentos dos antepassados ainda reverberam em nossa vida... 

“Começar o processo de cura é jogar luz na escuridão”.

 

Enfeite de Natal com casca de nozes


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.