Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Genitores e Pais: adoção é disposição.

Genitores e Pais: adoção é disposição.
OLINDA GUEDES
jan. 21 - 2 min de leitura
060

Adoção: um comentário sistêmico

A ordem é respeitada quando se reconhece o lugar de cada um. Esta é uma das três leis sistêmicas, explicadas por Bert Hellinger: Pertencimento, Ordem e Equilíbrio.

Em relação a cada um que nasce neste mundo, primeiro vem os genitores - sem eles, ninguém é gerado. Depois, os pais, aqueles que cuidam.

Os genitores vêm a ser os pais quando assumem essa posição, que é a de continuar a oferecer a provisão necessária e suficiente para a vida gerada prosseguir. Se não, a posição fica à espera de alguém que a assuma. Um dos significados do termo "adotar" é optar por, assumir. Quem "adota" um filho se dispõe a assumir a posição destinada aos pais.

Então, nesta perspectiva, todos somos adotados: uns (a grande maioria, talvez?) são adotados por seus genitores que, ao gerarem um filho, assumem a função (conjunto de responsabilidades de um cargo); outros tantos, adotados pelas instituições; outros mais, adotados por famílias não-genitoras e (oh, que triste verdade) outros tantos mais, adotados por ninguém: para estes, o lugar de pais ficou vago para sempre.

Do ponto de vista legal, penso que todos deveriam ter, em seu registro de nascimento, o espaço reservado para os nomes dos genitores, dos pais e respectivos avós. Assim, a ordem neste sistema estaria devidamente indicada e reconhecida, para receber a devida honra e respeito. Certamente haveria mais paz nos sistemas, pois a paz sempre fica ameaçada ou ausente onde há violação de ordem.

Autoria: Susy Guedes    https://www.facebook.com/SusyGuedes

 

OLINDA GUEDES é mãe da Nina Maria, apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras.  É mãe de mais outras seis majestades na terra, e quatro anjos no céu.

Já conseguimos manter parte dos sobrenomes dos genitores.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/

https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes

https://www.instagram.com/olindaguedes/

 

#OlindaGuedes 
#sabersistemico 
#justicasistemica 
#familiareal 
#familiafeliz


Denunciar publicação
    060

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.