[ editar artigo]

#002 Geografia Sistêmica: Sugestão de Sequência didática - Parte 2

#002 Geografia Sistêmica: Sugestão de Sequência didática - Parte 2

Conforme proposto por Olinda Guedes, toda semana publicarei conteúdos de Geografia Sistêmica, para inspirar tanto meus colegas de área,como outros colegas que buscam novos rumos os para sua prática.

Para hoje continuo com a sequência didática da semana passada, portanto esta será a parte 2.

Notícias 

Não permita que o racismo deixe a juventude negra para trás. No Brasil, sete em cada dez pessoas assassinadas são negras. Na faixa etária de 15 a 29 anos, são cinco vidas perdidas para a violência a cada duas horas. De 2005 a 2015, enquanto a taxa de homicídios por 100 mil habitantes teve queda de 12% para os não-negros, entre os negros houve aumento de 18,2%. A letalidade das pessoas negras vem aumentando e isto exige políticas com foco na superação das desigualdades raciais.

Disponível em: https://nacoesunidas.org/campanha/vidas-negras/

Sistema ONU lamenta a morte do menino João Pedro e faz apelo pela vida da juventude negra.

As agências do Sistema ONU se solidarizam com os familiares, amigas e amigos do estudante João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, morto na última segunda-feira (18/05/2020), na comunidade do Complexo do Salgueiro, na cidade de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. “Cada vida conta e a violência letal contra adolescentes e jovens não deve ser naturalizada, transformando-se em lamentável estatística”.

Disponível em: <https://nacoesunidas.org/sistema-onu-lamenta-a-morte-do-menino-joao-pedro-e-faz-apelo-pela-vida-da-juventude-negra/

ONU pede ações sérias dos EUA para acabar com violência policial contra afrodescendentes.

A chefe de direitos humanos da ONU condenou na quinta-feira (28/05/2020) o assassinato do norte-americano George Floyd, de 46 anos, que estava sob custódia policial na cidade de Mineapolis, nos Estados Unidos. Michelle Bachelet lembrou que o crime se soma à longa lista de assassinatos de afrodescendentes norte-americanos cometidos por policiais no país. Ela disse que as autoridades precisam tomar “ações sérias” para impedir tais assassinatos e garantir que a justiça seja feita quando ocorrerem.

Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-pede-acoes-serias-dos-eua-para-acabar-com-violencia-policial-contra-afrodescendentes/

Sequência Titulo - Qual a minha história?

Objetivo: Compreender a importância da dinâmica populacional da Cidade, relacionando-a com a imigração nas diversas partes do mundo, em especial na América Latina e África 
Número de aulas: Mínimo 10

Apresentação da Situação: Leitura das  noticias citadas acima

Modulo 1: Para esta sequência utilizarei o roteiro, porém respeitando cada grupo de alunos de acordo com seus sistemas representacionais.

Os alunos que processam de modo visual podem elaborar um roteiro de perguntas, a serem feitas para pessoas da família afim de, resgatar a história familiar, essas respostas pode ser anotadas em uma folha e compartilhadas com os demais alunos através da apresentação dos resultados. 

Para aqueles que processam de maneira auditiva, sugiro que também façam um roteiro de perguntas a serem respondidas pelos membros da família, porém para eles sugiro que o registrem em formato de podcast, se preferirem podem entrevistar os membros para que estes participem da produção. 

Para os alunos que processam de modo cinestésico sugiro que eles façam pesquisas com os membros da família e gravem um vídeo.

Esta sequência também relaciona Geografia com Pedagogia Sistêmica, pois ela permitirá que as famílias sejam incluídas na aprendizagem, cada relato será capaz de acolher e ver cada família apresentada, podemos internamente enquanto acontece as apresentações utilizar as frases: 

“Eu vejo você”, “Eu sinto muito", “Por favor, me desculpe".

Como o assunto envolve racismo e o lugar que os pretos tiveram em nossa sociedade, sabemos que muitas injustiças foram praticadas, sendo necessário que cada família tenha suas histórias acolhidas e que para cada uma delas seja dado um bom lugar, para que assim os nossos alunos também possam seguir seu destino em paz.

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você