Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

GEOGRAFIA SISTÊMICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DAS PEGADAS QUE DEIXAMOS NO MUNDO

GEOGRAFIA SISTÊMICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DAS PEGADAS QUE DEIXAMOS NO MUNDO
Daiane Gonçalves
dez. 4 - 3 min de leitura
010

Objetivo: Familiarizar as crianças para que as mesmas se apropriem do bairro ou cidade que moram, ao mesmo tempo em que exercitam o pertencimento. Ao solicitar que tragam as fotos de família, perceberão que a escola abriu um espaço para acolher as suas histórias familiares. Essa sequência também trabalha a lei da Ordem, pois a criança ao observar o mural perceberá que existe hierarquia entre os que vieram antes e os que vieram depois.

  • Número mínimo de aulas: 08;
  • Apresentação da situação: leitura de imagens;
  • Sondagem: apresentar imagens que permitam às crianças observar as mudanças da cidade ou bairro que vivem, utilizando fotos da paisagem natural e paisagem social - aquela alterada pelo humano;
  • Elaborar perguntas como:
  1. Vocês conhecem essas imagens?
  2. Percebem as diferenças entre elas?
  3. Qual paisagem é natural?
  4. Qual paisagem foi criada pelo homem?
  5. Quais elementos essa imagem apresenta? Possui prédios, casa, asfalto, carros...

Módulo 1

Procure com os seus alunos fotos de pessoas que ajudaram na construção dessa cidade ou bairro. Se esta foi formada por imigrantes, de onde eles vieram? Quais motivos levaram essas pessoas a se deslocarem?

Procure investigar se os antepassados dos alunos ajudaram na formação desse território e caso isso ocorra, peça para que eles tragam fotos dos bisavós ou avós para compor um mural. Caso não tenham fotos, pesquisem o nome. Se houver alguns alunos cujos antepassados não contribuíram para formação do bairro ou cidade, também solicite que tragam fotos ou nomes.

A ideia é montar um mural com a fotos/nomes de todos, começando pelos antepassados e terminando no aluno.

Módulo 2

Elaboração do mural: se a sua escola possui espaço, sugiro que monte um mural onde os antepassados estarão no topo e as crianças na base. Se não houver espaço, sugiro que faça uma montagem virtual ou um varal com barbante dividindo em várias fileiras.

Módulo 3

Para finalizar, forme uma fila onde cada criança passe pelo mural, como em uma exposição, e sugira que olhe as fotos dos seus antepassados e dos demais colegas diga:

Muito obrigado, vocês contribuíram com a construção do nosso bairro ou cidade.

Aos alunos cujas histórias são diferentes, sugira que olhem para os seus bisavós e avós e digam:

Vocês vieram antes e eu depois, obrigado! A vida de vocês permitiu que a vida chegasse até mim. Aos antepassados dos meus colegas, obrigado por contribuir na formação do lugar que vivemos hoje.

Você pode sugerir que eles façam uma reverência ou apenas finalize o movimento com gratidão.

Observação: essa sequência pode ser feita nas aulas virtuais e pode-se realizar de diferentes maneiras considerando os sistemas representacionais. Os bisavós ou avós dos alunos podem fornecer relatos por áudio para a montagem de um podcast, tudo depende do enfoque desejado pelo professor.

Espero ter ajudado. Gratidão!

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.