Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

GRAMÁTICA DAS CONSTELAÇÕES

GRAMÁTICA DAS CONSTELAÇÕES
Najla Wanderley Prates
fev. 18 - 5 min de leitura
020

Como a constelação é um saber sistêmico, fazer a sua leitura diz respeito a oportunidade de olhar o cliente como um todo, detectando sinais que fazem parte do campo.

A gramática das constelações on line tem como ponto principal o agendamento do cliente, permitindo que o profissional anote as “dicas oferecidas neste momento” ao lado do nome do cliente. Assim começa o atendimento.

Ao observar como o cliente agenda a constelação, qual sua postura, se consegue cumprir horário (relação com a mãe), se não respeita o valor do serviço profissional (situação com o pai) ou se até mesmo desmarca por chegada de pessoas que atrapalharão a constelação (segredos), surge um estreitamento com aquele que procura o atendimento.  

No momento da constelação há algumas situações a considerar:

Adulto que fala demais, “pranteia”. Tem no seu interior memória pessoal ou transgeracional de muita dor que não pode ser chorada, de muita lágrima guardada, de muito luto, ou seja, há uma dor de muito tempo atrás que não foi curada, que não foi acolhida.

Quando o terapeuta com muito cuidado, de forma amorosa e sem julgamentos, faz uma devolutiva para o cliente e diz que um adulto que fala demais pranteia e isso significa que tem um pranto escondido, uma ferida não cicatrizada...

De repente o cliente se posiciona e fala que tem sentido, que toca seu coração. De repente “Tudo que toca o coração, constela!” e a validação desta constelação é quando finalmente o cliente fala com seus antepassados.

”Aqui, agora, a gente pode chorar, agora pode ser visto, alguém nos olha com amor e eu os vejo com amorosidade”. Assim acaba a coceira, acaba o sofrimento, acaba o nódulo, porque lágrima guardada é tumor.  

Pessoa que não fala numa constelação. Há muito segredo naquele sistema e a pessoa está identificada com a repressão, com memória de fatos traumáticos. Um evento traumático pode causar um bloqueio no falar, no pensar e é a matriz dos segredos nas famílias.

Quando uma pessoa está vivenciando um fato traumático ela também pode estar associada a memória da infância que não compreende neurologicamente o fato e se liga a punição, repreensão da infância.

Como o terapeuta pode conduzir essa constelação? Falando para seu cliente que ele não precisa revelar nada, deve apenas fechar os olhos e falar mentalmente para os seus antepassados que não há necessidade de confidenciar aquilo que não se tem segurança, não precisa contar nenhum segredo porque já passou e está com um profissional que respeita essa postura. Com essa atitude o cliente já terá muitas mudanças na sua vida, tendo mais segurança, paz, confiança.      

Cliente sabendo que está acabando o seu tempo de sessão da constelação quer mais tempo e vai colocando outros temas, ele exige. Na gramática das constelações aquele que exige muito perdeu muito e é carente, precisa confirmar que ele tem menos.

Cliente que quer levar vantagem e quer na mesma sessão que o terapeuta atenda outros familiares, que é inadimplente. Na leitura obtida ele está na memória do perpetrador que encontrou o órfão.

Cliente que se sente injustiçado, que tem relacionamentos abusivos, sempre sofre perdas financeiras e emocionais. Na gramática observa que ele está identificado na memória do órfão.

Cliente que não “acredita” no que foi realizado no trabalho e quer que o outro resolva para ele, está conectado com memória de orfandade, vivendo de maneira regressiva, infantilizada e procura “gente” que faça as coisas para ela, que tenha “uma poção mágica”.

Como o terapeuta se posiciona? Diz que terapia é jornada, é importante trabalhar aspectos na pessoa que atrai coisas que não quer. Deve comunicar que curar é como lapidar um diamante, é um ato gradativo e pode chegar se a pessoa se dispor a buscar.  

Cliente lhe presenteia depois que obteve uma verdadeira cura. A leitura que se obtém é que ao vibrar dentro da consciência do criador, da consciência da prosperidade, do mais, ele presenteia porque ele passa a vibrar no mundo do mais. Está grato!

Como dar alta ao cliente?

Quando ele tiver curado da queixa que trouxe. Da rinite, tá próspero, tem alegria de estar com a família, está feliz e em paz...

 

jewelry art works


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.