Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

HISTÓRIA DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

HISTÓRIA DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS
Najla Wanderley Prates
jan. 25 - 3 min de leitura
030

Aula 1 - Módulo 1

Bert Hellinger era um homem extremamente experiente, viveu em batalha de guerra na segunda guerra mundial e foi preso em campo de concentração, de onde fugiu. Dentro do seu movimento de vida entrou no sacerdócio e escolheu ser  missionário na África onde, por meio de suas observações, se encantou com aquele povo que tinha uma rica sensação de paz.

Esse povo da África do Sul surpreendeu Bert. Lá encontrou pessoas vivendo em situações muito diferentes daquelas que viviam na Europa desenvolvida, cheia de armamentos e cheia de recursos.

África é continente tribal, raiz, onde as pessoas tocavam suas vidas com conhecimento visceral de subsistência e ele percebeu que mesmo naquela situação onde possuíam poucos recursos, pouco dinheiro, aquelas pessoas viviam em paz. Passou a se perguntar: o que leva indivíduos desse local que vivem com tão pouco, serem tão mais felizes que os do continente Europeu? Por que esse povo de lá briga tanto e o daqui vive em paz?

O continente africano tem duas grandes etnias, sendo que uma delas é a Zulu e Bert começou a observar como esse povo se relacionava de uma maneira tão simples e tão bonita que se manifestava desde a forma como se cumprimentava (“Eu te vejo”) até o convívio cotidiano. Eles agiam sempre olhando uns ao outros com pertencimento, com empatia, com respeito...

A constelação nasce dessa capacidade de Bert, poeta, filósofo, teólogo, e padre de olhar a humanidade. Ele que saiu de um campo de concentração onde havia uma guerra por eugenia na 2ª guerra mundial e foi para um continente onde as pessoas têm a paz como estilo de vida. Se surpreendeu.

O que faz paz não é a quantidade de recurso material que tem um povo e sim a quantidade de amor que um indivíduo tem no coração.   

A paz é construída por cada um de nós, a evolução, o desenvolvimento, a prosperidade, a felicidade é uma condição impessoal e intransferível que tem ressonância em toda humanidade.

Bert Hellinger foi o criador da metodologia da constelação familiar. Esta não surgiu em escritório e sim por meio da vivencia, por método fenomenológico, envolvido de propósito, de consistência, congruência.    

Ter pensamento sistêmico envolve perguntar: Se eu fizer isso que estou querendo fazer ao outro, eu ficaria feliz se fizessem comigo? Se eu ficar triste, eu não faço.

Assim se constrói o estilo de vida sistêmico com auxílio de terapias, inclusive a constelação familiar sistêmica.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.