Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

HISTÓRIAS DA VIDA REAL - CAPÍTULO 10 - O MEDO DE ESTAR MORRENDO - CUIDADOS PALIATIVOS

HISTÓRIAS DA VIDA REAL - CAPÍTULO 10 - O MEDO DE ESTAR MORRENDO - CUIDADOS PALIATIVOS
MILENA PATRICIA DA SILVA
nov. 30 - 2 min de leitura
010

Procurar os Cuidados Paliativos, por vezes, representa para muitos pacientes estar morrendo. Acontece que todos estamos morrendo. A verdade é que nascemos indo em direção à morte.

Cuidados Paliativos é sobre viver bem, melhor, com qualidade de vida. E se for o caso, um fim de vida digno, respeitoso e sem dor ou com a menor dor possível. Com possibilidade de amenizar ao máximo os desconfortos desse momento.

Se nascer é um processo tão natural, porque fazermos da morte um processo tão místico? A morte é natural, assim como o nascimento. Só se pode morrer dignamente quando se conhece a respeito desse processo. É difícil entender isso, mas se pensar um pouco, se torna simples.

Quando meu filho estava preparado para nascer, ele deu sinais.

Eu me preparei a gestação toda para que ele viesse de forma natural. E assim aconteceu. Ele sinalizou eu respeitei. E ele veio, sem intervenções, sem agressões. Sem analgesia ou aspirações após o nascimento. O cordão umbilical só foi cortado quando não havia mais pulsação. O parto durou 6h e a fase ativa doeu bastante. Mas, nada que se equilibre ao sentimento de recebê-lo em meus braços após um tempo de agonia.

Tudo fluiu, ele chegou. Calmo e tranquilo.

Meu corpo fez tudo, absolutamente tudo que era necessário para a sua chegada, sem que eu precisasse de intervenções humanas. Tudo isso aconteceu em casa, com muita responsabilidade e profissionais aptos para acompanhar tudo!

Eu não sou uma super heroína!

Eu só respeitei a fisiologia do meu corpo e a minha natureza livre de ser. Penso que a morte deve ser da mesma forma, sem intervenções, com respeito ao que o corpo informa. Nossa sabedoria interna não precisa de certas intervenções.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.