Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

HO' OPONOPONO, AMAR E PERDOAR

HO' OPONOPONO, AMAR E PERDOAR
Juliana Menuzzo Lauandos
jan. 26 - 3 min de leitura
0100

Todos nós sabemos que perdoar não é uma tarefa fácil.

O ato de perdoar não está necessariamente ligado ao fato de restabelecer uma relação como se dava antes do conflito. Pode-se perdoar e mudar o nível dessa relação, como já ouvi a mestra Olinda nos ensinar: de amizade para o coleguismo, por exemplo. 

Perdão é tomada de decisão. É um processo. Bert Hellinger, através da fenomenologia, nos ensina a olhar para o fenômeno, sem julgamentos. 

O olhar sistêmico amplia a nossa visão sobre o perdão, pois sabemos que as pessoas podem estar emaranhadas e agir de acordo com fidelidades inconscientes. 

“Ho’ oponopono é um processo de nos desfazermos das energias tóxicas que existem dentro de nós para possibilitar o impacto de pensamentos, palavras, realizações e ações Divinos”. 

Ho’ oponopono significa reparar ou corrigir um erro. É um método de cura havaiano muito amoroso, que busca limpar culpas, mágoas e memórias dolorosas. Podemos considerar as memórias pessoais e transgeracionais, pois sabemos da atuação do campo morfogenético em nossas vidas. A chave deste método é que ele também atua no oculto, no inconsciente (onde moram muitos bloqueios). 

Através do Ho’ oponopono, um psicólogo ajudou a curar uma ala de criminosos que sofriam de doenças mentais - sem jamais atender profissionalmente nenhum deles (retirado do livro “Limite Zero” de Joe Vitale). Imagine o Amor envolvido no trabalho deste profissional. 

“...o limite zero envolve o retorno ao estado zero, no qual nada existe e tudo é possível”. 

O livro fala de 3 estágios:

  • No primeiro, agimos como vítimas.

  • No segundo, passamos a criar a nossa própria vida.

  • No terceiro, nos tornamos seguidores do Divino. Neste último estágio, os Milagres acontecem. Não estamos no controle. Vale ressaltar que eu podemos fazer as escolhas, mas não sabemos quando e como irão se manifestar. 

O segredo é a Entrega.

A Inspiração atua e produz Milagres. Como diz a mestra Olinda, existe uma métrica para o Milagre. Cabe a nós estarmos atentos e abertos.

A metodologia do Ho’ oponopono consiste em pronunciar as 4 seguintes frases:

Sinto muito

Me perdoe

Eu te amo

Sou grata/o

Belas frases de perdão, amor e gratidão! 

Para praticar o Ho’ oponopono, você pode colocar o nome da pessoa com a qual tenha conflitos ou a situação que queira limpar, antes de pronunciar as frases. 

Você também pode escrevê-las, para que tenham mais força e concretude. 

O principal é que as frases, em algum momento, toquem profundamente o seu coração. Tenha paciência e seja amoroso com você! As suas atitudes devem ser coerentes com as frases, pois é o que determina a transformação real.   

As frases também podem ser mentalizadas a qualquer momento, em uma simples caminhada ou no trânsito. São frases poderosas de Cura. 

Este método dialoga em vários aspectos com as Constelações Familiares. Quando pensamos nos Destinos descritos por Bert Hellinger e nas palavras mágicas mencionadas pelo mestre: “Sim, por favor, sou grata/o”.

Para finalizar, vale lembrar que:

- Perdoar nos Libera e Libera o outro.

- Acolher as nossas imperfeições nos faz mais capazes de acolher as imperfeições alheias.

- A Consciência Criadora está Muito além do plano consciente. 

- Dizer Sim à Vida é Abrir-se aos Milagres. 

 

Marcador de livro


Denunciar publicação
    0100

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.