Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

HOJE EU COMPREENDO!

HOJE EU COMPREENDO!
Najla Wanderley Prates
mar. 10 - 3 min de leitura
010

Ao fazer parte da Formação Real eu decidi assistir as aulas às pressas. Agora eu estou revendo com calma, fazendo anotações e saboreando os ensinamentos da professora Olinda.

No módulo 3, aula 2, surge um questionamento: Como as crianças eram tratadas dentro do meu sistema?

De imediato lembro-me de uma frase que ouvi da mamãe a vida inteira: “O coração é nosso e a cara é dos outros!”

Sempre me indignei muito com esta expressão! Talvez na infância eu não tivesse a compreensão, mas na adolescência me enfurecia por nunca poder dizer o que sentia, onde doía e nem mesmo dizer o que gostava ou sonhava. Se a mãe estivesse perto, com certeza receberia uma boa punição.  

Sempre senti uma alegria imensa na alma e um sorriso nos lábios, que conviviam com uma solidão e um distanciamento dos meus verdadeiros sentimentos. O que promovia o encontro com o meu interior era a forma como o papai contrabalanceava essa aridez.  

A espera pela chegada do pai em casa era repleta de ansiedade e alegria. Ele viajava muito, trabalhava na fazenda, mas sempre fazia questão de nos colocar na rede e nos fazer deliciar com as estrelas “carregadoras de malas”. Fazia eu e os meus irmãos imaginarmos o que as grandes (em menor quantidade) levavam as nossas angústias, tristezas e as pequeninas (e numerosas) traziam alegrias, o bem estar, as bênçãos divinas. Estas pequeninas eram serelepes e lindas, chegavam saltitantes, animadas, risonhas, divertidas e podíamos realizar todos os nossos pedidos...

Uma emoção! Parecia mágica!     

Hoje reconheço que os dois, papai e mamãe, deram a mim e aos meus irmãos o que foi possível e o que tiveram. Não há em meu coração um julgamento e sim uma constatação. Sei que o papai nasceu num lar muito harmônico onde o lúdico se fazia presente em peças de natal, cantorias, declamações...

Infelizmente a mamãe não teve as mesmas oportunidades... Eu sinto muito pela senhora, minha mãe! Eu sei que viveu uma vida de orfandade e que não foi fácil sobreviver sem proteção paterna. Imagino quantas vezes sorriu com o coração em frangalhos, com vontade de chorar.

A sua criança só teve essa forma de se proteger e como adulta foram inúmeras as vezes que precisou da “máscara de forte” para conviver nesse mundo.

Hoje eu compreendo! Eu sinceramente sinto muito!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.