Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

“ILUMINARE”

“ILUMINARE”
Antonio Onofre Neves
jul. 29 - 2 min de leitura
000

Na sexta-feira à noite, o Murilo (16), meu filho, colou grau no Programa Miniempresa. Foi no teatro da UCS em Caxias do Sul. Cerca de 300 alunos de diversas escolas de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha se formaram. O programa é chefiado pela CIC Jovem e se direciona aos estudantes do segundo ano do ensino médio. Os alunos vivenciam, na prática, o processo de criação de uma empresa. O grupo do Murilo criou a 'Iluminare'. Produziram e venderam luminárias. Foram os vencedores da categoria “produção”. Isto é aprender fazendo. Muito bom!

Após a formatura, às 21 h, fomos (eu - 54 -, o Murilo e a Mariana - 4) jantar no centro de Caxias, na rua Júlio de Castilhos.

Dois homens e uma mulher na calçada cuidavam do estacionamento. Eram pobres. Acho que fugiram da aula de 'aprender fazendo'. Um deles arranjou, próximo à esquina, uma vaga de estacionamento para nós. Ele fez sinal. Estacionamos.

Ao retornar da janta, damos a ele uma cédula de R$ 50,00. Os três se reuniram rapidamente com cara de quem não acredita.

Fomos até a esquina. Entramos no carro. Demorei um pouco para partir. A Mariana não conseguia pôr o cinto de segurança. A mulher veio caminhando na nossa direção. Esticou a mão para nós:

- Vocês não existem! Estou chorando! Agora vou comer! Que Deus abençoe vocês!

O Murilo respondeu:

- Que Deus abençoe vocês também!

Acrescentei:

- Amém!

Cumprimentamos a mulher. Partimos. Os dois homens, no meio da quadra, acenaram para nós.

Este é o cenário. Esta foi a formatura. A irrelevância da filosofia está no saber tão pouco. A importância, quiçá, esteja numa outra dimensão. No restaurante, ao lado da nossa mesa, havia uma estátua do Buda, uma pequena fonte com moedas e três Budinhas.

Para completar a noite, faltou um vaga-lume - daqueles gigantes - driblando as trevas de fora para dentro e tentando desvirar o torto.

Nas calçadas estacionadas de frios poemas, esta é a crônica. As letras arejam a terra. As minhocas cultivam as cédulas para capim:

- Que Deus nos abençoe!

Autor: Mario Romano Maggioni


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.