Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Importância de uma Doula

Importância de uma Doula
Juliana Cristina Gonzaga Teixeira
jun. 21 - 3 min de leitura
040

Por volta do 3ª mês de gestação comecei a me preparar para o parto, estava decidida em ter um parto natural, então fui pesquisar sobre isso.

Perguntei as mamães que eu conhecia sobre suas experiências, foi aí que uma colega me sugeriu contratar uma Doula, que até o momento eu não sabia muito do que se tratava, minha única noção era que ela ajuda com relação ao parto.

Confesso que não me animei muito com a ideia, mas como meu marido estava um pouco aflito com minha opção em ter um parto normal, ele sentiu mais segurança tendo alguém que poderia nos apoiar. Sábia decisão.

Tivemos encontros marcantes com esse ser iluminado, nos quais ela nos enriquecia com informações, nos proporcionou um momento mágico no chá de bênçãos, e ainda maravilhosas 16 horas de trabalho de parto, em que o cansaço e a dor não era nada perto do amparo que tive dela e do meu amado esposo.

Por alguns infortúnios precisei ir para a cesárea, porém àquelas horas anteriores foram as melhores e mais transformadoras da minha vida, acredito que não só pra mim, mas à nós quatro.

Mas afinal, qual o papel de uma Doula?

O papel da doula durante o parto é fundamental. Essa profissional, uma espécie de coach, com uma presença muito tranquila, funciona como uma facilitadora.

Quando a mulher começa com as contrações a Doula orienta o casal por telefone até o momento escolhido por eles que ela se dirige à casa deles. Permanece lá ajudando com as bagagens da saída, mantendo a mulher calma, alimentada, descansada, acalmando também o acompanhante.

Na momento em que o casal achar melhor, a doula vai para a maternidade, ajudando a fazer com que esse momento seja o mínimo possível estressante.

Assim que estão no quarto, a doula atua com elemento que ajudam na liberação de ocitocina: local quente, luz baixa, aromas escolhido pela futura mamãe, massagem. Orienta nas posições que ajuda a mulher descansar, sugere chuveiro, prepara a banheira. Com palavras de incentivo fortalece as escolhas da mulher. O período de transição a doula é fundamental porque em geral as mulheres pedem anestésicos.

A doula com muita massagem, amor, firmeza ajuda a mulher a passar por esse momento delicado do parto. Em geral a doula vai embora quando todos estão vestidos e alimentados.


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.