Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

LEALDADE É SER FELIZ

LEALDADE É SER FELIZ
Fabiana de Lima Souza
nov. 20 - 3 min de leitura
000

Quando adquirimos uma certa idade, começamos a pensar quem somos e como seremos no futuro. É certo que muitas pessoas não idealizam seus sonhos, não imaginam o seu futuro por inúmeros motivos. Mas no geral, com uma certa idade, grande parte das pessoas começam a imaginar e a projetar um futuro e a trabalhar para alcançá-lo.

Eu me lembro que desde garotinha já pensava e falava que quando fosse adulta usaria salto alto, teria um carro e usaria óculos de sol... até me via próxima do carro.

Adoro contar essa história para meus alunos e sempre digo que apenas os óculos de sol não se concretizaram pois necessito usar óculos de grau. Mas para que essas questões se concretizassem foi necessário o alicerce de uma grande família que foi se formando a muitos séculos atrás.

Foi necessário que muitas pessoas existissem antes de mim. Que muitas pessoas amassem, chorassem, sofressem e vivessem para que eu estar aqui hoje. E é a elas que sinto muito por tudo que passaram para que a vida continuasse. É a elas que peço perdão se em algum momento não as reconheci.

Me perdoem... eu não sabia, mas agora sei. Também sei que mesmo não os conhecendo ou mesmo nem sabendo quem foram, vocês existiram e fazem parte do meu sistema e é por isso que eu os amo e sou grata por me permitirem tomar as rédeas de minha vida e ser feliz, reconhecendo tudo que fizeram por mim.

A partir de hoje vou amar mais, serei mais bondosa com o outro, mais próspera em minha vida, darei mais valor aos meus relacionamentos. Me perdoem se não tiveram essa oportunidade, perdoem àqueles que viveram antes de vocês se não os deixaram seguir os seus próprios sonhos e vontades.

Eu ao contrário, quero agradecer pela oportunidade de poder reconhecê-los, engrandecê-los e dizer que fizeram o seu melhor.

Tenho certeza que a medida que eu for mais feliz e próspera, sentirão orgulho de si mesmos e estarão curados de suas dores e culpas. Minha cura começa agora... (lágrimas de emoção) e consequentemente a de vocês também.

A aprendizagem em nossa vida é um processo constante. Aprendemos diante de toda e qualquer circunstância. Diante dos acertos e erros, desafios e frustrações. A forma de aprender difere para cada ser humano devido a seus interesses, vivências e significados.

Através do livre arbítrio, escolhemos como seguir: continuamos repetindo os mesmos erros e sofrimentos dos nossos antepassados por lealdade a eles mesmo que de forma inconsciente, ou com respeito, honra e gratidão, agimos diferente, escrevendo uma nova história de sucesso e felicidade.

Ser leal não é sofrer e nem viver as dores do outro (muitas vezes fazemos sem nos dar conta). Ser leal é respeitar a história daqueles que nos antecederam, entender que eles fizeram aquilo que foi possível na época em que viveram. Também é reconhecer que somos seus frutos e fazemos parte dessa história, mas que podemos ter atitudes diferentes, sempre honrando e reconhecendo nossa origem.

Desta forma assumimos nossa responsabilidade diante da vida gerando cura para nosso sistema familiar.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.