Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

LEIS DO AMOR - FORMAÇÃO REAL EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

LEIS DO AMOR -  FORMAÇÃO REAL EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS
Clarice Souza Bento Paz
nov. 23 - 4 min de leitura
000

De acordo com Bert Hellinger, criador das Constelações Familiares, para que as pessoas se encontrem e se mantenham num estado de paz, felicidade e amor, existem três princípios fundamentais.

1. Princípio do pertencimento:  De acordo com os princípios sistêmicos todas as pessoas de um mesmo sistema devem se sentir pertencentes, ou seja, ninguém deve se sentir excluído. A exclusão leva repetições de padrões e isso chamamos de lealdade parental. Precisamos aceitar, admitir as coisas como são sem nenhuma exclusão.

Na visão sistêmica todos são iguais e cada um deve ser visto na sua singularidade: Somos todos iguais. No principio do pertencimento precisamos abrir mão de nossas preferências, de forma que, o amor por todas as do sistema prevaleça. A alma não aceita exclusões, distanciamentos ou esquecimentos, todos devem ser incluídos.

Honrar todos os membros do sistema, dando-lhes um lugar na família e no coração de cada um, é um ato de humildade e de cura. O pertencimento é uma lei.

Quem pertence?

Todos pertencem, os bons e os maus, isto é, todos do sistema familiar.

2. Princípio do equilíbrio ou compensação: A alma sempre busca compensar ou retribuir o que recebeu, sem julgamentos. Se recebemos algo de bom, devemos retribuir na mesma escala, ou seja, compensar o outro com algo de bom, de forma que, a energia seja devidamente equilibrada. Da mesma forma que, se você recebeu algo de ruim, para que aja o equilíbrio devemos compensá-lo com algo de bom. O melhor do ser humano deve prevalecer nesta relação de compensação. O respeito ao equilíbrio traz harmonia ao sistema. À medida que respeitamos o equilíbrio entre o dar e o receber desenvolvemos uma cadeia de compensações positivas e os relacionamentos crescem.

3. Princípio da hierarquia ou ordem: Em todo sistema existe uma ordem, ou seja, aquele que veio primeiro tem precedência sobre aqueles que vieram depois e isso se aplica ao sistema familiar ou organizacional. Como exemplo podemos citar: Os pais tem precedência sobre os filhos, bem como, o filho mais velho tem precedência sobre o mais novo e assim sucessivamente. O princípio da ordem traz equilíbrio, harmonia e respeito às pessoas que pertencem ao mesmo sistema. “... o amor só pode se desenvolver no âmbito de uma ordem...

No amor há uma hierarquia. (Hellinger, pag. 175)

Conclusão:

De acordo com Bert Hellinger o amor entre as pessoas se dá a partir do respeito que temos à lei do amor fundamentada pelos princípios de: pertencimento, hierarquia e equilíbrio. O movimento do amor é o de assegurar a permanência da vida.

“O amor preenche o que ordem abarca.

O amor é a água;

A ordem, a jarra.

A ordem cinge,

O amor flui.

A ordem e o amor atuam em conjunto.

Como uma melodia sonante submete-se às harmonias, assim submete-se o amor à ordem.

Assim, como ouvido, dificilmente se acostuma a dissonâncias, mesmo que se as esclareça, assim a nossa alma dificilmente se acostuma o amor sem a ordem.

Alguns tratam essa ordem

Como se não fosse mais que uma opinião,

A qual se pode ter ou variar à vontade.

Em verdade, ela nos é dada.

Atua, mesmo que não a entendamos.

Ela não é idealizada,

É encontrada.

Nós a compreendemos, como se o sentido e a alma pelo seu efeito.”

(Hellinger, pag.169, 2006).

 

Bibliografia:

Hellinger, Bert. No centro sentimos leveza: conferências e histórias. Trad. Newton de Araújo Queiroz. 2ª. Edição. São Paulo: Cultrix, 2006.

Hellinger, Bert. Para que o amor dê certo: o trabalho terapêutico de Bert Hellinger com casais. 2ª. Edição. São Paulo: Cultrix, 2006.

Guedes, Olinda. Anotações de aulas. Curso de Formação Real em Constelações Sistêmicas. 2020.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.