[ editar artigo]

Mandamentos Sistêmicos

Mandamentos Sistêmicos

Vou falar sobre um estudo Cristão que participei por acaso, esse estudo é realizado todos os dias por algumas pessoas da minha família.

O tema daquele dia era: Plano para um mundo melhor.

O texto dizia que, com a formação do povo de Israel, Deus começou a transmitir Princípios e Leis para que as pessoas fossem adotando como estilo de vida, onde todos eram abençoados e abençoavam as pessoas de seu convívio.

Muitas nações utilizaram essas Leis para fundamentar suas normas em relação a como o ser humano poderia viver melhor seu Amor ao Próximo e a Deus. Os Dez Mandamentos são as Leis da vida e neles estão contidos os princípios para uma vida cristã.

Quando pensamos do ponto de vista das Constelações,  sabemos que existem Princípios Sistêmicos, que assim como os Mandamentos Bíblicos, ao serem adotados como estilo de vida, também nos abençoam e permitem que abençoemos as pessoas de nosso convívio e ainda do nosso sistema familiar.

Citarei aqui alguns dos Mandamentos sobre os quais conversamos naquele dia:

Ao analisarmos o Mandamento “não matarás”, pudemos observar que ele resume e inclui tudo relacionado à abreviação da vida. Logo, quando não ajudamos ou não cuidamos das pessoas que precisam, não cumprimos esse Mandamento. Na visão sistêmica, todos pertencem, ninguém é melhor ou pior, somos todos um grade Um, e o maior serve sempre.

Já no Mandamento “não furtarás”, concluímos que além de não roubar, está incluído também o pagar o que se deve, pagar o valor justo pelo trabalho de alguém. Claramente, nesse Mandamento, pudemos ver a conexão com o princípio da compensação, com o equilíbrio entre o dar e o tomar.

O Mandamento “honrar pai e mãe”, é essencial para que sejam prolongados nossos dias na terra. Na visão sistêmica, ele é tão importante quanto na visão bíblica, pois ordem é reverência, hierarquia. Nossos pais são os maiores, e nós os pequenos.
Algo que também foi ressaltado no estudo foi que não cumprimos os dez Mandamentos simplesmente pelo fato de deixarmos de realizar algumas ações específicas neles propostas. Nossos pensamentos, motivações e até as reservas em fazer o que é certo, podem ser transgressões das Leis de Deus. 

Sistemicamente aprendemos que: Imagens internas são poderosas; só serve a que se importa. 

Façamos tudo o que devemos fazer para ajudar.

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você