[ editar artigo]

Matemática Sistêmica

Matemática Sistêmica

Aprecio bastante as reflexões do Marcos Piangers. E esta em especial chamou tanto minha atenção a ponto de compartilhar aqui - recomendo a leitura. Totalmente apropriada e aplicável.

Porque não raro nos deparamos com os conflitos conjugais em "pé de guerra" devido a esse negócio de 50% pra cada um: como acertar essa conta?

Sábio foi o Piangers - capaz de ouvir a sabedoria de sua esposa. Ela tem razão: em tudo temos que estar por inteiro. No casamento, tanto mais, assim: 100% pra cada um, que, juntando, continua 100%, porque, afinal, são dois por inteiro, que se unem de tal modo a formar a totalidade - 1 inteiro.

Trouxe-me à memória um poema de Ricardo Reis, um dos heterônimos* de Fernando Pessoa:

PARA SER GRANDE

Para ser grande, sê inteiro:
Nada teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és no mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.


Heterônimo: Outro nome, de pessoa imaginária, a quem um escritor atribui a autoria de certas obras suas, obras com características e tendências próprias, diversas das do autor verdadeiro. Fernando Pessoa, poeta português, escrevia sob os heterônimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Susy Guedes
Susy Guedes Seguir

Sou a Susy, Simples, feliz, serena. Amo JESUS CRISTO: Ele é meu único SENHOR e Salvador. Aprecio ler, escrever, prosear, cantar... Propósito de Vida: SERVIR e abençoar.

Ler conteúdo completo
Indicados para você