Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Metamorfose

Metamorfose
Abjan Gomes/ Wallace Gomes
abr. 29 - 4 min de leitura
000

Para a biologia, metamorfose é um processo de desenvolvimento pós embrionário que ocorre em diversos grupos de metazoarios. Geralmente envolve uma transformação rápida e conspícua a partir de uma larva para um estágio larval subsequente ou para um indivíduo adulto - que pode ser jovem ou sexualmente maduro.

Podemos considerar ainda como assumindo outros formatos e características  a  exemplo da lagarta que  se torna uma borboleta. 

No sentido figurado se diz indicando mudanças na aparência, comportamento ou maneira de pensar de um indivíduo.

Para a biologia, ainda durante o desenvolvimento alguns animais sofrem metamorfose, de forma diferente e cada um sofre modificações diferenciada em seu processo de metamorfose uns passe pelo processo total e outros não.

E os seres humanos, qual a variantes em seu processo de metamorfose?

No seres humanos a metamorfose acontece uma mudança passível de ser levado em conta em seu caráter, no seu estado físico, se estendendo até a aparência. Podemos definir no campo espiritual como transmutação ou seja, significa mudança, a arte de transformar algo em outra forma ou substância, transformação. E o que estamos vivendo com essa pandemia é um estado de metamorfose, de mudanças de um estado de espírito para outro, onde se torna possível pensar, considerar a dor e o sofrimento de outrem, e direcionar ações específicas para contribuir para um bem estar social a todos.

Estávamos vivendo em um mundo muito Ego e o Id que fazem parte de nossa estrutura psíquica, entretanto precisa ser alinhada pelo super ego. 

O Id é tudo que você gostaria de fazer ou falar. Porém, imagine tudo sem limite, podemos definir como o ser humano sem limite, sem respeito, sem a mediação do Superego. E nesse setor, você pode encontrar emoções relacionadas à libido, paixão e até agressividade.

Para a Psicanálise, o Superego é uma das três instâncias dinâmicas do aparelho psíquico. É a parte moral da psique e representa os valores da sociedade, ou seja, é uma espécie de escudo contra os desejos construídos pelo Id.

Sendo o Superego o aspecto moral da personalidade do indivíduo, de acordo com a Teoria da Psicanálise de Sigmund Freud. O superego é responsável por “domar” o Id, ou seja, reprimir os instintos primitivos com base nos valores morais e culturais. 

Entretanto, temos construído e vivido em um mundo dominado pelo Ego e o Id, onde desprezamos os valores morais, a dignidade humana, numa busca incessante de glória humana, fugaz e passageira.4

E assim anulamos parte de nós mesmos, deixando pelo caminho pedaços espalhados do nosso próprio corpo, mutilado pelas nossa própria ação e atitudes, e essa escolha que não redunda em nada, na construção de um amanhã melhor.

 Pois somos um corpo humano interligados a todos, que queremos desligar de nós mesmo, mortificando seus membros a cada dia, destruindo a si mesmo a cada manhã.

E quando isso ocorre?

Quando não pensamos em nosso próximo, quando o excluímos do nosso convívio, quando não lhe estendemos a mão amiga da compreensão, do afeto, e amor.

Então veio a pandemia, para um convite ao repensar social, onde só sairemos sarados se consertamos nosso altar do amor e levantamos os muros da dignidade humana e do respeito ao outro como a si mesmo 

Pois quando quero destruir alguém, e penso que isso me trará gloria, estou sentenciando minha vida ao um fim amargo, onde redundarei e afundarei em ódio, e desgraça para minha própria alma. 

Sendo o amor o único caminho da paz, e conquista para o sucesso, quando mais distante do amor ficamos,  mais longe do nosso convívio permanece o desfrutar da alegria,  paz e esperança. 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.