[ editar artigo]

Metodologia

Metodologia

Hoje, quero mostrar a minha admiração pela metodologia que a Olinda está a usar na sua forma de transmitir os seus conhecimentos  da Terapia dos Florais de Bach.

É que, ser facilitador de conhecimentos, é uma tarefa que, para além do passar conhecimentos para outros, exige uma habilidade que, embora acessível a todos, nem todos conseguem usá-la, pelo menos de um modo adequado.  

Claro que a PNL, para quem a conhece, tem, nos seus vários instrumentos e como seu príncipio básico, ensinar a modelar qualquer actividade, ou antes, qualquer artista de qualquer actividade mas, modelar e ser capaz de assimilar essa modelação é, quanto  a mim, uma coisa algo diferente.

E a Olinda, de um modo mais natural do que modelado, faz aquilo que, na antiguidade, antes do aparecimento da imprensa, era feito para a transmissão dos conhecimentos:

- o passo-a-passo e a repetição da matéria de maneiras diferentes e com exemplos apropriados.

Foi-me possível constatar esta habilidade, tanto nos vídeos que ela elabora para todos os participantes, como, também, nas sessões ao vivo, quando faço parte dos cursos que ela ministra.

E, depois desta constatação, desafio os participantes dos cursos de formação em PNL para que criem um modelo da maneira de ela facilitar o conhecimento, da sua maneira de transmitir aquilo que sabe, e que, depois, produzam um  manual, tal como fizeram os criadores da PNL.

 

 

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Vicente Duarte
Vicente Duarte Seguir

Militar na Guerra de Angola, em acções militares de 1968 a 1970. Psicologo Clínico desde 1978. Grupanalista desde 1983. Formação em Renascimento no Brasil e Europa; Formação em PNL no Brasil em 1996; Constelações no Brasil e em Portugal, etc

Ler conteúdo completo
Indicados para você