O que seria de mim sem meus professores? Quão generosos foram eles ao me darem seus tesouros em conhecimento e habilidades, que me serviram tão bem em vida e competência para que pudesse crescer e me tornar o que sou hoje?
Muitas vezes me esqueci o quanto devo a eles. Tudo tornou-se parte tão natural de minha vida e de mim mesmo, tamanho orgulho, como se tivesse vindo de mim. Escapava-me o tanto que devia a eles, por esquecer-me deles às vezes. Por consequência isto tornou-se menos para mim, e perdeu a força.
Agora é diferente quando eu os tenho em meu coração, quando lembro-me deles com gratidão. Então me sinto um recebedor rico. Eles estão comigo naquilo que faço e naquilo que passo aos outros, quando, assim como foi feito comigo, eu dou aos outros o que serve à vida destes e para suas realizações.
Pequeno me sinto quando me comparo a eles? Ao contrário!
Posso ficar ao lado deles, servindo à vida, como eles, humildes e pequenos diante da vida, e, portanto, de forma mais completa, plena com a vida e com seus movimentos.
Quando honro e compartilho aquilo que devo aos meus professores, outros tomam de mim mais abertamente o que dou para suas vidas. O olhar deles vai além de mim para todos aqueles que estiveram ao meu lado, que partilharam a vida comigo, quando eu partilhava esta com outros.
Então todos nós olhamos para além de nossos professores, para o espírito criativo, que está trabalhando igualmente para a vida como um todo. Assim como nós fazemos diante deste espírito, todos fazemos uma reverência aos nossos professores, e estes, junto conosco, reverenciam ante este espírito.
Ante este Espírito nós permanecemos abaixo, na terra, todos nós, todos agradecidos, igualmente vivos e igualmente a serviço do espiritual.
Bert Hellinger em seu livro "Ajuda para a Alma na vida cotidiana"
Tradução livre do inglês por René Schubert
OLINDA GUEDES é mãe da Nina e Camila Maria, mais uma a caminho e de mais outros cinco príncipes na terra: João Victor, Gabriel Salomão, Lucas Felipe, Rian Matheus e Hugo José, e quatro anjos no céu... Apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras. Ama as artes, e bordados é uma de suas paixões.
Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.
https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/