Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

MINHA CONSTELAÇÃO NA ÁGUA DE 02 DE DEZEMBRO

MINHA CONSTELAÇÃO NA ÁGUA DE 02 DE DEZEMBRO
Fabiana Zappielo
dez. 21 - 4 min de leitura
020

Ao colocar a minha representante azul, ela imediatamente colou os seus pezinhos na borda da tigela. Me perguntei: "Por que tão rapidamente?" Não compreendi.

Após colocar a represente para o feminino na cor vermelha no centro da tigela e com os pezinhos direcionados para o outro lado, a mesma se posicionou rapidamente ao meu lado, com os pés na borda da tigela, e ali permaneceu imóvel.

Inserindo na tigela o representante do masculino na cor preta no centro da tigela, ele também imediatamente dirigiu-se com os pés para a borda da tigela, porém na direção totalmente oposta a nós - eu e o feminino, depois lentamente veio para mais perto de nós. Quando percebi esse movimento ele retornou à sua posição inicial, distante de nós.

Nenhum mais mudou de lugar, ficando imóveis, mesmo eu tendo que mexer na tigela para posicionar com a câmera.

Após a finalização da, e durante cerca de duas horas e meia, fiquei observando a tigela, pensando em como eu iria transcrever aquilo que meus olhos viam. Mesmo compreendendo o que via, não aceitava ter que, novamente, me dar conta do distanciamento do masculino em minha vida.

Naquele momento, também me dei conta do distanciamento do masculino na vida da maioria das mulheres do meu sistema. Distanciamento por separações, divórcios, morte, abandono, vícios, violência e tantas outras situações que "além do aparente" se faziam ali, naquele momento tão claras pra mim.

Outras questões também surgiram, como sobre porque a maioria das mulheres do meu sistema, aliás a grande maioria, não têm êxito profissional e nem ao menos uma carreira. A começar por mim, que em meio a tantas possibilidades, sonhos e grandes oportunidades, sempre tenho voltado à estaca zero, o que tem me consumido muito por dentro nos últimos meses.

A necessidade de suprir, após o divórcio, as despesas do lar e de depender financeiramente do meu primeiro marido, me deixa extrema e profundamente arrasada, com sentimento de fracasso, de impotência. Mesmo sabendo e enxergando em mim grandes dons e habilidades...

Na realidade, não só profissionalmente, pois agora também notei que também não temos relacionamentos esplêndidos, as que ainda os tem são, vamos dizer assim, satisfatórios...

Após observar a tigela por todo esse tempo, fiz uma prece...

Eu não te quero longe, venha para mais perto.

E direcionei levemente o boneco masculino para próximo do feminino e de mim. Ele foi se movimentando até ficar bem próximo de nós e isso me fez bem, eu me senti melhor com ele naquela posição. Feliz, coloquei flores e corações coloridos na tigela, emanando amor, e em prece dizendo:

Assim é melhor... assim eu me sinto melhor... assim fica melhor...

Quando coloquei a flor verde entre o masculino e o feminino, ele muito, mas muito rapidamente, se colou na flor e a flor ao feminino. Achei lindo e coloquei mais um coração, desta vez pequeno e verde e ele imediatamente se fixou na lateral da cabeça do masculino. Coloquei mais alguns corações pequenos, amarelos e vermelhos com uma flor vermelha que se fixou na minha cabeça. Ali já havia um grande coração branco e na minha mão um pequeno coração preto.

Todos os elementos pararam de se mover e eu me senti em paz com o masculino ao nosso lado. Esses movimentos me fizeram sentir, paz, segurança e força.

Sinto que eu não posso ser somente feminino, mas sim de que eu preciso do masculino para seguir em frente, para trabalhar...

Eu finalmente olhei para a importância do masculino, deste caminhar ao lado do feminino.

Com carinho e respeito a todos,

Fabiana Zappielo

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.