Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

MINIMALISMO: A "BOLA" DA VEZ

MINIMALISMO: A "BOLA" DA VEZ
Simone Belkis
jan. 26 - 4 min de leitura
0110

Acho que as pessoas que já me conhecem por aqui sabem que gosto de falar de minhas impressões sobre o que observo ao meu redor. E ultimamente, tenho visto alguns vídeos sobre minimalismo: "princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos".

Faz algum tempo que descobri que sou "minimalista", na verdade sempre me considerei uma consumidora saudável, só isso. Mas, o povo adora um rótulo, uma moda, um assunto para badalar. E pelo que pude perceber, não existe nenhum minimalismo nesse caso.

Primeiro explico porque estou falando desse tema. É fato que menos é mais, desde que se tenha consciência do que isso significa. Afinal, o ditado: tudo que é demais faz mal é bem antiguinho, não? Estamos tendo a oportunidade infeliz de ver o Planeta se transformar em uma imensa lixeira, até no Espaço Sideral já tem lixo. Então, faz mais que todo o sentido que tenhamos de encontrar formas e recursos para controlar isso. E o conceito de minimalismo parece ser uma boa resposta. 

Porém, pelo que eu pude observar nos vídeos que vi, as pessoas parecem querer criar mais um celeuma só para angariar adeptos e fazer dinheiro (por mais estranho que parece nesse caso, mas muito livros, cursos e serviços têm sido vendidos sobre o tema). Desculpe a falta de jeito, mas foi essa a exata ideia que me veio. Isso parece ser, para muitos, um modismo, uma nova forma de fazer fama ou se passar por diferente.

E nisso nada de novo.

O triste é ver o conceito virando "lixo" retorcido e mal interpretado.

Também observei que algumas pessoas entram "nessa" na tentativa de se libertar do consumismo mórbido e compensatório com que tentam se desestressar. Não quero ser cruel, eu sei o quanto o consumismo pode ser letal. Mas, é preciso bem mais que seguir um estilo de vida em casos como esse, é preciso tratamento.

Porém, o que me chamou mais a atenção mesmo parece ser a necessidade de competir para ver quem deixou de comprar ou usar X ou Y, a maioria dos vídeos são listas do que "eu" deixei de comprar.  O que quero colocar aqui é que o problema real nesse caso é o modismo, que virá competição, panacéia para distúrbios graves e sei lá mais o quê.

De fato, quando somos algo, não precisamos mostrar que somos os ban ban bans do assunto. Como eu disse no início, eu me considero uma consumidora saudável, não sou apegada demais a coisas materiais e costumo fazer uso dos meus objetos e recursos de uma forma bastante prática (sou virginiana). Isso para mim é natural, e sei que isso não é simples para uma boa parte da população do mundo.

Com isso quero dizer que esse "tom" de modismo em torno de uma ideia, explorada com fins lucrativos ou "terapêuticos",  pode ser uma bela de uma furada. Parece existir uma série de pessoas confusas achando que para ser minimalista é preciso abandonar seus prazeres (ou passar necessidade) e acreditando que não usar mais escova ou pente é minimalismo. Eu, por exemplo, não uso nem escova e nem pente, simplesmente porque meu cabelo não "permite".

Hahaha.

Brincadeiras à parte, o que realmente percebo são duas coisas que considero bastante sérias. A meu ver, primeiro, o minimalismo é naturalmente uma resposta para o consumismo desenfreado que a cultura, a mídia e a política estimulam para o bem de suas próprias "sobrevivências".

Segundo, esse tema também caiu nas mãos daqueles que fazem de tudo uma moda, um jeito fácil de ganhar dinheiro, uma maneira de dominar. 

É preciso ter cuidado, algumas posturas na vida ou são naturais ou pedem muita reflexão, empenho e desapego. O minimalismo, certamente, é uma delas.

 

Composição de pentes e pedras. stillife. beleza. minimalismo. | Foto Premium


Denunciar publicação
    0110

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.