Esta é a minha primeira postagem querida e mestra OLINDA Guedes e apoiadores, sou Maria Eliane da Silva Pereira, sou enfermeira de formação, tenho 48 anos e moro em Curitiba.
Meu primeiro contato com as Constelações Familiares foi há cerca de um ano, por intermédio de uma amiga que havia terminado o curso. A qual me indicou as aulas de imersão dos dias 7, 8, 9 e 10 de setembro. Através delas tive o desejo de realizar a aula formação completa pois sou facilitadora e apaixonada por esta vivência.
Neste primeiro módulo começamos a aprender sobre os históricos das Constelações Sistêmicas, seu precursor Bert Hellinger, sua história e como ele começou estes movimento. Sua fuga do campo de concentração, sua vida missionária formando-se padre e indo para a África do Sul. De como começou a observar as tribos e concluir que todos viviam em paz com tão pouco, seus relacionamentos entre si , empatia e respeito. Bert, também foi indicado ao prêmio Nobel da paz pela grandeza e contribuição de sua obra para a mesma.
Podemos aprender sobre os fundamentos das Constelações Sistêmicas, onde na vida deste sistema aconteceu algo, ou alguma coisa, que esta pessoa está experienciando esta dor e sofrimento. Hellinger colocou a energia em movimento para transmutar. Aprendi como o tempo é circular e não linear. E como trazemos em nós as memórias genéticas dos nossos antepassados e de como isto tudo está ligado com a Matemática a Física e a Ciência.
Também aprendi com o Biológo Rupert Sheldrake e filósofo que estudou e quis entender estas ligações de como o "Campo" funciona.
P.S. Irei ler o livro os Sete Experimentos que Podem Mudar o Mundo, mas estou com dificuldades de encontrar. Verificamos em várias bibliotecas, porém sem sucesso. Tem alguma indicação de onde obtê-lo.
Também vi o que é necessário para realizar uma Constelação Sistêmica.
Sua técnica orienta que precisamos um tema, elementos do tema e os representantes. Tendo 3 tempos, onde o cliente vai colocar o problema, ver os sintomas, o que seria a solução e orientar uma tarefa para que as soluções possam acontecer no sistema.
Os princípios sistêmicos são: o pertencimento, a compensação e a ordem.
a) Pertencimento: Ele nos dá a certeza de que a vida é melhor quando seguimos juntos; Os elementos básicos da natureza, como o ar a luz e a água que são indispensáveis para o sustento estão disponíveis para todos os seres (plantas, animais e seres humanos) sinalizando o direito de pertencimento ao sistema;
b) Compensação: É o equilíbrio de dar e receber. Não devemos exigir mais do que somos capazes de retribuir, não esquecendo nunca de agradecer.
c) Ordem: Onde há hierarquia e disciplina, sempre tudo vai fluir melhor. Estas são as leis da vida pois na natureza o pertencimento é para todos.
Carta aos meus antepassados:
Meus queridos antepassados, hoje encerro o primeiro módulo de um estudo de conhecimento profundo sobre a minha alma.
Achei que vivia no sofrimento e questionei Deus muitas vezes perguntando "por que comigo sempre".
Agora consigo ver que foi necessário tudo que passei, consegui olhar para trás e para estas dores... enfim, entendi como foram grandes as tragédias que vocês viveram com tanta fome, lágrimas, dores e sofrimentos.
Hoje eu consigo olhar para meus avós com olhar de amor, sem o julgamento que sempre trouxe tão pesado comigo. Eu quero dizer que sinto muito pelas perdas, pelo desamor, assassinatos, exclusões, abusos, violências, amores interrompidos e pobreza que vocês passaram.
Hoje consigo agradecer por ter uma vida e isso foi graças ao sim de todos vocês. Gratidão por tudo, vou honrar todos vocês através da vida e do amor.
Me perdoem pelas revoltas, questionamentos e julgamentos.
Eu amo vocês e respeito o destino de cada um e digo sim à tudo como foi e a tudo como é.
Gratidão, gratidão, gratidão.