Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

MÓDULO 1 - Fundamentos e princípios

MÓDULO 1 - Fundamentos e princípios
Maria Eliane da Silva Pereira
out. 2 - 4 min de leitura
010

Esta é a minha primeira postagem querida e mestra OLINDA Guedes e apoiadores, sou Maria Eliane da Silva Pereira, sou enfermeira de formação, tenho 48 anos e moro em Curitiba.

Meu primeiro contato com as Constelações Familiares foi há cerca de um ano, por intermédio de uma amiga que havia terminado o curso.  A qual me indicou as aulas de imersão dos dias 7, 8, 9 e 10 de setembro. Através delas tive o desejo de realizar a aula formação completa pois sou facilitadora e apaixonada por esta vivência.

Neste primeiro módulo começamos a aprender sobre os históricos das Constelações Sistêmicas, seu precursor Bert Hellinger,  sua história e como ele começou estes movimento.  Sua fuga do campo de concentração,  sua vida missionária formando-se padre e indo para a África do Sul. De como começou a observar as tribos e concluir que todos viviam em paz com tão pouco, seus relacionamentos entre si , empatia e respeito. Bert, também foi indicado ao prêmio Nobel da paz pela grandeza e contribuição de sua obra para a mesma. 

Podemos aprender sobre os fundamentos das Constelações Sistêmicas, onde na vida deste sistema aconteceu algo, ou alguma coisa, que esta pessoa está experienciando esta dor e sofrimento. Hellinger colocou a energia em movimento para transmutar.  Aprendi como o tempo é circular e não linear.  E como trazemos em nós as memórias genéticas dos nossos antepassados e de como isto tudo está ligado com a Matemática a Física e a Ciência.  

Também aprendi com o Biológo Rupert Sheldrake e filósofo que estudou e quis entender estas ligações de como o "Campo" funciona.

P.S. Irei ler o livro os Sete Experimentos que Podem Mudar o Mundo, mas estou com dificuldades de encontrar. Verificamos em várias bibliotecas, porém sem sucesso. Tem alguma indicação de onde obtê-lo. 

Também vi o que é necessário para realizar uma Constelação Sistêmica. 

Sua técnica orienta que precisamos um tema, elementos do tema e os representantes. Tendo 3 tempos, onde o cliente vai colocar o problema, ver os sintomas, o que seria a solução e orientar uma tarefa para que as soluções possam acontecer no sistema.

Os princípios sistêmicos são: o pertencimento, a compensação e a ordem. 

a) Pertencimento: Ele nos dá a certeza de que a vida é melhor quando seguimos juntos; Os elementos básicos da natureza, como o ar a luz e a água que são indispensáveis para o sustento estão disponíveis para todos os seres (plantas, animais e seres humanos) sinalizando o direito de pertencimento ao sistema;

b) Compensação: É o equilíbrio de dar e receber. Não devemos exigir mais do que somos capazes de retribuir, não esquecendo nunca de agradecer.

c) Ordem: Onde há hierarquia e disciplina, sempre tudo vai fluir melhor. Estas são as leis da vida pois na natureza o pertencimento é para todos.

Carta aos meus antepassados:

Meus queridos antepassados, hoje encerro o primeiro módulo de um estudo de conhecimento profundo sobre a minha alma.

Achei que vivia no sofrimento e questionei Deus muitas vezes perguntando "por que comigo sempre".

Agora consigo ver que foi necessário tudo que passei, consegui olhar para trás e para estas dores... enfim, entendi como foram grandes as tragédias que vocês viveram com tanta fome, lágrimas, dores e sofrimentos. 

Hoje eu consigo olhar para meus avós com olhar de amor, sem o julgamento que sempre trouxe tão pesado comigo. Eu quero dizer que sinto muito pelas perdas, pelo desamor, assassinatos, exclusões, abusos, violências, amores interrompidos e pobreza que vocês passaram.

Hoje consigo agradecer por ter uma vida e isso foi graças ao sim de todos vocês.  Gratidão por tudo, vou honrar todos vocês através da vida e do amor. 

Me perdoem pelas revoltas, questionamentos e julgamentos. 

Eu amo vocês e respeito o destino de cada um e digo sim à tudo como foi e a tudo como é.

Gratidão, gratidão, gratidão. 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.