Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

ESCOLA, PROFISSÃO, SUCESSO E FELICIDADE

ESCOLA, PROFISSÃO, SUCESSO E FELICIDADE
Lidiane Teixeira de Carvalho Frenhan
dez. 14 - 6 min de leitura
010

          #mod05

Para que a pessoa seja próspera, ela precisa ter êxito em seu trabalho. Êxito no mercado de trabalho. Quem é que vai para o mercado de trabalho? Mercado-Mercadorias-Produtos. “Produtos”, pessoas que foram “produzidos”, formadas, moldadas, em duas etapas: a casa e a escola.

A escola é a continuação da casa. E a vida, o mundo profissional é a continuação dos dois. A escola pode reforçar (para o bem ou para o mau) ou enfraquecer aquilo que a criança experienciou em casa. E a vida podem reforçar ou enfraquecer aquilo que foi vivido na escola e/ou em casa.

Funcionários que somatizam muito, alunos que adoecem muito, além do aparente, estão querendo voltar para a casa, voltar para a “mãe”. Funcionários disfuncionais são consequências ou de escolas que não tinham condições de serem funcionais ou são frutos de famílias, de pais disfuncionais, ou de ambas as coisas.

Funcionários com problemas com horário, que se atrasam, que não cumprem prazo, com problemas com a rotina, são consequências de escolas que não souberam aproveitar bem o tempo de seus alunos ou são pessoas que precisam se reconciliar com a energia da mãe, ou ambas as coisas.

Pessoas que trabalham apenas em troca de subsistência e não naquilo que as fariam felizes são pessoas que carregam problemas com a mãe ou com a memória feminina transgeracional de grandes sofrimentos relacionados a subsistência (grandes tragédias, guerras, fome,...).

Pessoas com problemas com o dinheiro, ou são pessoas, carregam problemas com o pai ou com a memória masculina do seu sistema. 

Tudo aquilo que ocorre nas empresas, na vida profissional, ocorre ou ocorreu vida pessoal, ou na vida daquele sistema. Tudo aquilo que atua no presente, atuou de forma semelhante no passado.

A vida, a empresa, a prosperidade, a escolha da profissão, tudo para frente, deve ser feito, deve ser visto, deve ser levado em consideração o passado. Se não flui, se não evolui, se não acontece como o esperado ou de forma próspera, olhe para trás, olhe para os antigos proprietários da empresa, olhe para as profissões anteriores, olhe para as profissões dos seus antepassados, olhe para trás.

Como olhar? Fazendo terapia, constelando, completando, tendo um olhar sistêmico sobre todas essas situações.

O trabalho está a serviço da vida. É o trabalho que mantém e sustenta a vida. Do trabalho provém a prosperidade, o dinheiro, porém sem tempo, não conseguimos usufruir do dinheiro. Tempo é mãe. Dinheiro é pai. Por isso a importância de se reconciliar com os pais, com a energia dos pais, com o masculino e o feminino do seu sistema. 

Durante este módulo, ainda mais fichas caindo.

Como a Olinda diz as Constelações Sistêmicas nos tiram da ignorância, e esse módulo me trouxe bastante esclarecimento sobre inúmeras questões minhas:

  • Meu período de "estudante-eu" vinha ferida de casa, orfandade funcional, e portanto a escola só reforçou aquilo que eu trazia, por isso o período escolar foi tão difícil pra mim;
  • O período em que eu voltei pra escola, só que como professora e o porquê não deu certo (o sucesso profissional, empresarial passa pela vida escolar .  Com dores pessoais, com dores por conta do período escolar, voltei para a escola, agora como professora.
  • Voltei para  um ambiente onde haviam inúmeras crianças feridas (escola de periferia, com quase a totalidade dos alunos vindos de famílias desestruturadas), líderes disfuncionais (diretor e coordenadores), um sistema escolar opressor, autoritário (secretário de educação). Não tinha mesmo como ter dar certo. Eu não gostava de mim, eu não era reconhecida valorizada, como que eu ia gostar de ensinar? Não tinha como.
  • Meu esclareceu o porquê eu ficava tão doentinha, na infância, na escola, e depois porquê eu entrei em depressão na função de professora. Porque eu queria “voltar pra casa!”.
  • Questões acerca das minhas inúmeras profissões, constelações de curriculum.  Do porquê que não deram certo, e do porquê que agora, que eu finalmente, encontrei aquilo que quero fazer, aquilo que enche meus olhos e aquece meu coração, aquilo que vejo que é uma contribuição, um serviço para a humanidade não flui, não vai para a frente, por conta da “peça da engrenagem” lá atrás que precisa de um reparo;
  • Porquê que mesmo trabalhando tanto o dinheiro não fica. Mesmo eu gostando tanto de estudar e aprender;
  • Questões sobre a importância de pais funcionais,  um ambiente escolar agradável e as formas de estimular meus filho a estudar e como ajuda-los a escolherem suas profissões;
  • Questões acerca da pedagogia sistêmica e de sua importância na formação, na preparação do indivíduo para o mercado de trabalho;
  • Questões ligadas ao dinheiro, trabalho, profissão, empresas, êxito e prosperidade e a ligação de tudo isso com o nossos relacionamentos com nossos pais, com a vida, com as pessoas. Também que é impossível olhar para a frente, ir para a frente sem que esteja reconciliado com o que ficou para trás.
  • Que como as coisas são em casa, é na escola, é no trabalho e é na vida. É holístico. É estilo de vida. É sistêmico. Não se trata apenas de escola mas "sobre sucesso, trabalho, empresa, empreendimentos, empreendedorismo, criatividade, aprendizagem, sobre ensino, sobre escola, sobre vida, sobre família, sobre pessoas".

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.